ANÁLISE DE PROPAGANDAS INFANTIS DA TELEVISÃO ABERTA: ASPECTOS DO DISCURSO MIDIÁTICO E MECANISMOS DE TENDÊNCIA PERSUASIVA AO CONSUMO EM MACAPÁ

Romário Duarte Sanches, Solange de França Oliveira, Ana Cleide Alves do Nascimento

Resumo


RESUMO: Neste trabalho, objetivou-se analisar e explicitar por meio de propagandas infantis a linguagem e mecanismos midiáticos utilizados para tentar persuadir o indivíduo ao consumo no município de Macapá no Estado do Amapá. Desta forma, o corpus do trabalho realizou-se no campo da pesquisa exploratória, no qual se elaborou entrevistas com pais ou responsáveis de crianças de dois a dez anos de idade, como também se observaram as propagandas infantis da televisão aberta em período matutino.  Diante disso, constatou-se influência de quatro propagandas infantis com forte tendência persuasiva ao consumo, nas quais se descreveram os mecanismos e as formas de linguagens utilizadas pela publicidade presentes nas mesmas. Considera-se para fins de reflexão, mostrar aos leitores, sejam eles professores, pais ou responsáveis, alunos e comunidade em geral, os mecanismos, as tendências persuasivas e as ideologias utilizadas pelas propagandas.


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