MÍDIA, IDEOLOGIA E LINGUAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE AS PROPAGANDAS DA TV ABERTA NOS PERÍODOS MATUTINOS E NOTURNOS

Romário Duarte Sanches, Richard Leão

Resumo


 

RESUMO: Este presente artigo objetiva analisar os meios utilizados pela mídia, exclusivamente a transmitida pela televisão, que levam os indivíduos, sendo estes crianças ou adultos, a consumir determinados produtos. Desta forma, foram observados diferentes propagandas da televisão de canal aberto em período matutino e noturno. Isso favorecerá perceber a forma empregada pela mídia e seus mecanismos alusivos ao processo de consumo. Porém, para análise de tais dados traçou-se alguns conceitos determinantes que serviram de argumentos plausíveis norteando este trabalho, assim, perpassando pelas mídias, ideologias, propagandas, propagandas ideológicas, desenvolvimento das mesmas, seus discursos de persuasão, público-alvo e intenção e/ou resultados. Tudo isso, para então, se chegar a exposição de dados, no qual foram feitas por meio de observação em quatro emissoras diferentes da televisão aberta. Para cada emissora foram denominados símbolos como: E1, E2, E3 e E4, já para identificação do período acrescentou-se as letras M (matutino) e N (noturno). Por fim, discorreram-se alguns comentários sobre as propagandas mais persistentes em cada emissora e turnos, em que foi apresentado como o indivíduo pode se proteger de tanta propaganda consumista, e como tornar-se um ser mais crítico diante do mundo e o que ele nos tem a oferecer, principalmente quando se trata da mídia televisível.

PALAVRAS-CHAVE: Mídia. Propaganda. Televisão.


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