EPISTEMOLOGIA, EDUCAÇÃO E LITERATURA: CONHECIMENTOS PARA O ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA

Regina Lúcia Nascimento

Resumo


Neste trabalho são traçadas noções relacionadas à epistemologia, à educação e à literatura, alicerçadas em Freitag (1986); Morson (2008); Goulemot (1996); Lajolo (2000); Tardif (2000); Bakhtin (1999), Barbier (2002); Gamboa (2007), com o objetivo de destacar a relevância desses conhecimentos na prática do professor no processo ensino/aprendizagem de leitura literária.  Cabe ao professor, na condição de mediador, viabilizar a interação autor/texto/leitor na construção dessa leitura. Na ação de ler, condições sociais, culturais, históricas, afetivas e ideológicas entram na construção de sentidos. A seguir apresenta-se um breve estudo ancorado em recortes da obra “Paisagem” de Lygia Bojunga Nunes, para evidenciar por meio da atuação de Lourenço, personagem da narrativa, o papel da interação no ato de leitura e na elaboração de um sentido para o texto literário.

 Palavras-chave: Epistemologia. Educação. Literatura. Interação.

 


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