O AUTORITARISMO “CAMUFLADO” E A INTERDISCURSIVIDADE PRESENTES NO DISCURSO DO PROFESSOR

Katia Bruginski Mulik

Resumo


Este artigo se propõe a analisar um recorte de um discurso de um professor ministrando uma aula de ciências no ensino fundamental. Por meio deste discurso em específico, pretende-se mostrar que, mesmo de forma camuflada, o discurso do professor tem caráter autoritário e que a manifestação da interdiscursividade que se faz bastante presente nesse discurso. Inicialmente são postulados alguns aspectos da análise do discurso, a caracterização da instituição escolar e do discurso do professor. A fundamentação teórica se baseia nos trabalhos de Orlandi (1987), Maingueneau (1993, 2005), Brandão (2004), Possenti (2003) entre outros. Em seguida, apresenta-se a contextualização histórico-social da instituição escolar, seguida da discussão e análise dos dados. Finalmente têm-se as considerações finais que sintetizam o estudo. Em suma, este trabalho contribui para a ampliação das perspectivas de compreensão da análise do discurso, bem como das relações de poder e ideologia presentes no discurso institucionalizado da escola que são materializadas no discurso do professor.  


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