A importância da formação do professor de português: fator decisivo para as escolhas teórico-metodológicas que nortearão o fazer docente nas aulas de língua materna

Francisco Walisson Ferreira Dodó, Denise Santos Fernandes

Resumo


Apresentam-se como questão básica deste trabalho a preocupação e os cuidados que se devem ter com a formação dos professores de língua materna. Assim, este artigo tem como objetivo, por meio de uma discussão teórico-bibliográfica, suscitar reflexões acerca da formação do professor de Língua Portuguesa para escolher que conceito de língua nortear a preparação de suas aulas e como essa formação repercute nas aulas de língua materna. Baseando-nos nas ideias dos autores Irandé Antunes (2003,2007), Oliveira (2010), Travaglia (2008), Neves (1991), Possenti (2006), Dik (1978), Nichols (1984), Halliday (1985), Ilari (1992), Givón (1995) e Neves (1997). A discussão permitiu-nos evidenciar que as aulas de Língua Portuguesa só têm sentido quando são vistas na perspectiva de ampliação e desenvolvimento das habilidades linguístico-comunicativas dos alunos, exigindo, portanto, boa preparação dos docentes para poderem ministrar e conduzir as aulas de Português de forma crítica, produtiva e significativa.

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