Leitura literária na escola: uma verificação da interpretação do gênero conto

Emilio Davi Sampaio, Erica Valmaceda de Lima Icassatti Duarte

Resumo


Objetivando constatar o nível de leitura de alunos recém ingressos no ensino médio, este trabalho foi desenvolvido por meio da aplicação de dois questionários. O primeiro procurou verificar o nível de leitura e a interpretação literária desses alunos. Buscamos averiguar se eles vão ingressar na nova etapa de ensino preparados como leitores críticos. Para essa constatação, utilizamos como instrumentos a leitura interpretativa do conto Uma Vela Para Dario, de Dalton Trevisan. O segundo questionário serviu para a coleta de dados socioculturais, estes importantes para conhecermos a realidade dos sujeitos de nossa investigação. Para embasar nossas análises utilizamos teóricos que discutem a temática, entre eles Colomer, Silva, Maia e Gotlib. Estes autores nos auxiliaram a interpretar os dados que nos levaram a conhecer com mais propriedade nosso objeto de pesquisa. Isso possibilitou verificarmos o uso da literatura no processo de ensino, sabendo que esta tem grande funcionalidade na construção do leitor. 


Texto completo:

PDF Português


DOI: https://doi.org/10.18468/letras.2018v8n3.p179-195

Direitos autorais 2019 Letras Escreve

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.