HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE): UMA PROPOSTA COMPLEMENTAR DE ENSINO

Divana Monteiro e Souza, Vanessa Araujo da Silva, Olaci da Costa Carvalho

Resumo


O presente trabalho aborda o gênero textual História em Quadrinhos como um suporte a ser adotado em sala de aula pelo professor de Francês Língua Estrangeira (FLE), de maneira que possa contribuir no desenvolvimento da prática pedagógica. Discute-se como esse gênero pode ser inserido no ensino-aprendizagem da língua francesa, trabalhando-se as quatro competências linguísticas (compreensão oral, compreensão escrita, produção oral e produção escrita). Tendo como base a pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e exploratório, propomos neste trabalho, modelo de ficha pedagógica como pistas de atividades que podem ser adotadas a partir do uso de Histórias em Quadrinhos. Por meio desta pesquisa buscou-se mostrar que se faz imperativo inserir gêneros como a História em Quadrinho nas práticas de sala de aula. Desse modo, o professor de FLE pode adotar esta proposta complementar com a função de mediador na aprendizagem do aluno, por meio desse gênero.

Texto completo:

PDF Português


DOI: http://dx.doi.org/10.18468/letras.2016v6n2.p139-154

Direitos autorais 2017 Letras Escreve

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.