O PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO NA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DE MODELOS DE DESCRIÇÃO GRAMATICAL

Renata Blessmann Ferreira

Resumo


Este artigo versa sobre o tratamento do processo de gramaticalização de perífrases verbais em Língua Portuguesa conferido por duas gramáticas descritivas datadas do século XXI, a saber, a Gramática Pedagógica do Português Brasileiro, de Marcos Bagno, e a Gramática do Português, de Eduardo Raposo et al., com o intuito de se perceber de que forma tal fenômeno, tido em sua a óptica sincrônica, é abordado pelos autores. Os fundamentos para esta leitura encontram-se no campo do Funcionalismo, sobretudo nas abordagens teóricas de Michael Halliday e de Simon Dik, baseadas na concepção de competência comunicativa, segundo a qual a língua é constituída pela interação verbal, e também nas de Heine et al. (1991) e de Hopper; Traugott (1993) a respeito do fenômeno da gramaticalização, entendido como o processo a partir do qual uma unidade linguística tem seu estatuto categorial alterado em função da seleção feita pelos usuários de recursos linguísticos já existentes no sistema, para aplicá-los em novos contextos. A análise de ambos os materiais foi feita a partir de um movimento investigativo, em que foram verificadas as inserções acerca da gramaticalização de perífrases verbais, a partir da qual foi proposta uma síntese, procurando evidenciar as singularidades e as semelhanças entre as duas descrições. Como consequência do público a que se destina cada obra e também da variedade linguística norteadora das descrições, constata-se que a gramática portuguesa realiza uma leitura mais minuciosa e categorizada das perífrases verbais, enquanto a obra brasileira propõe uma análise mais geral, cujos focos são o processo histórico do qual deriva a gramaticalização dos verbos auxiliares e a valoração sociocultural dos usuários frente aos diferentes empregos perifrásticos. 


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DOI: http://dx.doi.org/10.18468/letras.2017v7n2.p161-188

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