SIMBOLOGIAS MEDIEVAIS N’A PEDRA DO REINO

Cintya Kelly Barroso Oliveira

Resumo


O Romance d’a Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, livro de Ariano Suassuna, é o corpus deste trabalho. A fim de buscar entendimento da simbologia risível da narrativa, a investigação se pauta nas vertentes temáticas da tradição religiosa e da profana decorrentes do medievo. No trabalho nos propomos a apresentar algumas aproximações entre a cultura brasileira contemporânea e a Idade Média, verificando, especificamente, os resíduos, ou melhor, o que restou, permaneceu no romance, do imaginário mediévico. O método de investigação é o proporcionado pela Teoria da Residualidade, de Roberto Pontes, que tem como premissa estudar os resíduos de um passado próximo ou distante, os quais permanecem de um tempo em outro numa narrativa ou cultura. Segundo os pressupostos dessa teoria, os indicadores culturais estão presentes na mentalidade de uma sociedade sob forma cristalizada, e decorrem da hibridação cultural havida entre o Brasil e os demais povos.


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DOI: https://doi.org/10.18468/letras.2016v6n1.p345-358

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