A LITERATURA INFANTIL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM FOCO NA MEMÓRIA SENSORIAL

Sofia Regina Paiva Ribeiro, Francisco Domiro Ribeiro Filho

Resumo


Este trabalho tem como finalidade fazer um ensaio sobre a educação alimentar e nutricional no contexto da literatura infantil, e destacar os elementos que norteiam a sua prática. A pesquisa está norteada por referenciais teórico-metodológicos que colocam em evidência a temática. Ressalta-se o rito da comensalidade e sua  relevância nas práticas saudáveis na infância, como ainda a influência da  memória gustativa e as características sensoriais no contexto alimentar na vida adulta. Assim, defende-se que o letramento e as boas práticas alimentares têm um papel primordial para a construção do identitário sociocultural. Dessa forma, propõem-se uma reflexão sobre a educação alimentar e nutricional no contexto empírico do lar e o efeito que a prática da leitura, com propósito, exerce na formação dos valores e escolhas do indivíduo durante seu ciclo de vida.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18468/letras.2016v6n1.p436-450

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