Chamada Letras Escreve - Dossiê temático: “ESTUDOS CLÁSSICOS”

Chamada Letras Escreve - Dossiê temático: 

“ESTUDOS CLÁSSICOS”

Mesmo historicamente bem assentadas nos cursos de Letras de todo o país, as disciplinas de Latim e, nos cursos que logram o privilégio de poder contar com elas, também as de Grego Clássico têm sido constantemente provocadas a reafirmar sua fundamental relevância para a formação intelectual e social do cidadão,  sobretudo no Ocidente. Quando se auferem e contrastam dados de viés tanto linguístico como literário, histórico, filosófico, etc., a magnitude e alcance dos estudos propiciados pelas culturas do Mundo Antigo são patentes e até mesmo "óbvios e ululantes", para repercutir aqui a célebre expressão creditada a Nelson Rodrigues. Dizendo de outra forma, a Antiguidade Clássica demanda, merece e deve ser revista e revisitada constantemente, afinal, como destaca Italo Calvino em seu célebre Perchéleggere i classici, de 1991,  a leitura e a reflexão empreendidas sobre o universo criado por Homero e Virgílio, por exemplo, não teria necessariamente algo de novo a ensinar, mas causa incomensurável prazer e surpresa por provocar uma certa homologação entre o que veiculam e o que se pensava já ter por conhecido, experiência que induz a novas retomadas, redescobertas e reflexões. Amparado em tais pensamentos e para promover justa homenagem aos Estudos Clássicos produzidos no Brasil, principalmente aos pesquisadores que se dedicam às línguas grega e latina e suas respectivas culturas, o dossiê temático da Revista Letras Escreve convida à submissão de trabalhos, fazendo notar que aceitará tanto aqueles que versem sobre a antiguidade, tomada como objeto de estudo de matiz literário e linguístico, quanto os que façam ponderações de cunho filosófico, político, religioso, social e cultural acerca do mundo helênico e romano antigo.

Prazo final de recebimento dos artigos: 16 de agosto de 2020.

Previsão da publicação: na edição 02 de 2020.

Proponentes

Prof. Dr. Marco Aurélio Rodrigues (UNIFAP/Campus Santana)

Prof. Dr. João Batista Toledo Prado (UNESP/FCLAr)

Colaboradores:

Prof. Dr. Rafael Senra Coelho

Prof. Me. Marcos Paulo Torres Pereira