Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Investigação Filosófica?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. A submissão é de fluxo contínuo e a publicação ocorre duas vezes por ano, Julho/Agosto e Dezembro/Janeiro. Para ser publicado no primeiro número do volume, em caso de aceite, o autor precisa submeter o artigo até 01/06, e, no segundo, até 01/11. O artigo deve ser inédito, tanto por meio impresso quanto por meio digital. O tema deve ser pertinente à área de interesse da revista. O artigo deve possuir objetivos e resultados claramente expostos. Aceitamos apenas artigos originais, em português e em inglês.

2. Os artigos deverão ser anonimizados e preparados para avaliação cega; portanto não se identifique no corpo do texto nem nas propriedades do arquivo. Se o artigo for aceito, a identificação autoral será recuperada diretamente dos metadados da submissão, junto com o resumo biográfico, a formação acadêmica e a identificação de afiliação institucional do autor.
 
3. A formação é Times New Roman, 12, espaçamento 1,5. Todos os artigos deverão conter título (Times 16), resumo (Times 12) e 3 palavras-chave (Times 12), na língua original e em inglês. Os títulos de seção devem ser formatados em negrito, sem numeração, justificado à esquerda. 

4. É obrigatório informar o ORCID (https://orcid.org/) e o endereço do Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/), de todos os autores, no momento da submissão do artigo.

  • Atenção: Para fazer a inclusão do ORCID no sistema da revista, deve ser feito a exclusão da letra "s" no endereço do ORCID (https --> http://). A exclusão da letra "s" não afeta o endereço do ORCID.

5. Uma vez enviados, os trabalhos serão objeto de apreciação prévia pelo Editor, a fim de verificar as condições de parecer cego. Em seguida, aqueles que estiverem fora dos critérios editoriais da revista serão devolvidos aos autores, e os demais, encaminhados para a avaliação de pareceristas designados pelo Editor, estes membros do Conselho Editorial, do Consulho Consultivo ou de parecerista ad hoc.

6. No ato da submissão de um artigo, a identificação do(s) autor(es) e a filiação institucional serão preenchidas em espaços próprios e não devem constar do corpo do texto, o qual será enviado para avaliação cega dos pares.

7. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

(a) * Não estar sendo avaliado por nenhuma outra mídia, impressa ou digital, para a publicação, e nem ter sido publicado em nenhum meio.

(b) * O arquivo deve ser compatível com Microsoft Word 2007 ou versão mais recente com extensão .DOC ou . DOCX;

(c) * Todo o texto deve vir numerado sequencialmente;

(d) * O título deve conter objetivamente o assunto tratado no artigo. O resumo deve ter entre 200 e 250 palavras com voz ativa, frases curtas e conter nesta ordem tema, problema de pesquisa, objetivos, metodologia, resultados e conclusões. São aceitas 3 palavras-chaves. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados na língua original e em inglês.

(e) * Notas de rodapé de caráter explicativo devem ser usadas com parcimônia, apenas quando estritamente necessárias para a compreensão do texto. As notas devem estar numeradas em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem no texto.

8. Citações no corpo do texto devem obedecer aos seguintes critérios:

a) Citações textuais de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas e acompanhadas pelas seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor da citação, ano da publicação e número da página;

b) Citações textuais de mais de três linhas devem estar em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm na margem esquerda, tamanho 11 e sem aspas;

c) Caso não haja citação textual, mas apenas referência ao autor, o sobrenome deste deve ser indicado entre parênteses, em caixa alta, junto com o ano da referida produção.

9. Apenas as obras citadas ao longo do texto devem figurar na bibliografia, a qual deve constar, sob o título de Referências, ao final do artigo, em página sequenciada.

10. Figuras (fotos, desenhos e mapas), tabelas, quadros e gráficos devem estar numerados em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem, sempre referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título. Imediatamente abaixo das figuras devem constar suas respectivas legendas textuais tanto na língua original quanto em inglês. Depois de cada item, é necessário registrar sua fonte. Quando o material for original da pesquisa, deve-se fazer a indicação com a redação “Fonte: dados da pesquisa.” ou “Fonte: elaboração própria.” Os mapas devem conter escalas e legendas gráficas, estas na língua original e em inglês.

11. As imagens devem vir em formato JPG com resolução a partir de 300 dpi e ser apresentadas em dimensões que permitam sua ampliação ou redução sem que a legibilidade seja prejudicada. Todas as imagens devem ser enviadas também separadamente, em seus arquivos originais. O nome de cada arquivo deve corresponder ao nome da imagem (por exemplo: Gráfico 1) e devem conter legendas na língua original e em inglês.

12. Tabelas, quadros e gráficos devem ser encaminhados em seus arquivos originais. A revista não aceita tabelas e quadros em formato de imagem, mas apenas arquivos editáveis. O mesmo ocorre com os gráficos. Neste caso, mesmo que contenham imagens, as partes textuais e/ou numéricas devem ser passíveis de edição e devem conter legendas na língua original e em inglês.

13. A revista não aceita fórmulas matemáticas em formato de imagem. Todas as fórmulas devem ser criadas a partir de editores como Word ou Excel e enviadas à revista nesses formatos.

14. As tabelas e ilustrações, numeradas e com a devida fonte (caso tenham sido retiradas de outra publicação), devem ser posicionadas logo depois do fim do texto e antes das referências bibliográficas.

15. As citações devem ter um recuo de 4cm, fonte Times New Roman, tamanho 11, quando superam 3 linhas; ou estarem entre aspas, dentro do corpo do texto, em Times New Roman, tamanho 12, se sua extensão não ultrapassar 3 linhas. Todas as citações devem estar referidas, utilizando-se o sistema Autor-Data, e toda obra citada durante o texto deve aparecer nas referências.

16. As notas de rodapé: as notas de rodapé devem estar justificadas, e formatadas com Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples.

17. As referências bibliográficas devem conter apenas as obras citadas ou mencionadas durante o corpo do texto e devem ser formatadas conforme abaixo. Com relação às datas, a data entre parênteses, próxima ao nome do autor é a data da publicação original, enquanto a data no fim é a data de publicação daquela edição específica naquela língua específica.

  • Capítulo de Livro ou Livro de Coleção:

BLACKBURN, S. (1999). "Deus" In: Pense: uma contagiante introdução à filosofia. Tradução: António Infante et al. Lisboa: Gradiva, 2001. 

  • Livro:

KANT, I. (1787). Crítica da Razão Pura. Tradução: Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. 

  • Artigo de Periódico:

CHISHOLM, R. (1972). "Beyond Being and Nonbeing". Philosophical Studies: 24, 245-257. 

BIRD, A. (2001). "Necessarily salt dissolves in water". Analysis: 61/4, 267-274.

  • Artigos de Páginas da Internet:

SORENSEN, R. (2003). “Nothingness”. The Stanford Encyclopedia of Philosophy: Primavera de 2009. Acessado em 12/09/2010 e encontrado em http://plato.stanford.edu/archives/spr2009/entries/nothingness/ 

 

FICHA DE AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS (PARA AVALIADORES)

1. O artigo possui título coerente?

2. O artigo especifica claramente seu tema, objetivo(s) e caminho argumentativo?

3. O resumo e as palavras-chave são claros e fidedignos à proposta apresentada?

4. As interpretações e conclusões estão bem fundamentadas? Caso a resposta
seja negativa, especifique o(s) problema(s) no item 11, alínea b.

5. O objetivo é coerentemente buscado e alcançado?

6. Há apropriação inadequada dos autores citados? Caso a resposta seja positiva, especifique esses erros no item 11, alínea b.

7. O artigo apresenta originalidade? Se sim, qual o aspecto original?

8. Se o artigo apresenta apenas uma retomada de posições, elas
correspondem a uma reapresentação original que qualifique o texto como
compatível com o estudo de pós-graduação?

9. O material deve ser revisado em termos ortográficos, gramaticais e
estilísticos?

10. Há algum outro comentário relevante acerca do texto? Se sim, especifique.

11. Recomendações:

a) Publicar o artigo em sua forma atual.

b) Publicar o artigo após correções. [Especificar correções]

c) Recusar o artigo para publicação.

- Correções: especificar no texto ou junto com a ficha de avaliação.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

O autor do texto originalmente e voluntariamente publicado no Periódico cede automaticamente os direitos autorais da obra publicada ao Periódico. O acesso ao conteúdo será público, sendo sua citação permitida se e somente se a fonte for referida.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.