GRITO SILENCIOSO E SILÊNCIO BARULHENTO: percepções metodológicas do ensino de teatro com alunos surdos.

Gilvamberto Felix

Resumo


A investigação denominada Grito Silencioso e Silêncio Barulhento: percepções metodológicas do ensino do teatro com alunos surdo tem o objetivo de discutir e refletir sobre práticas possíveis no ensino do teatro para alunos surdos na educação básica e em ambientes educacionais. A investigação aconteceu na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Deputado José Martins Rodrigues, escola Polo de Atendimento de Alunos Surdos de Maracanaú e reflete sobre a experiência com a aplicação de recortes metodológicos utilizando os jogos do teatro do oprimido, a técnica do teatro imagem, o jogo dramático infantil nas qualidades de jogo pessoal e jogo projetado e técnicas do ensino de teatro com objetos. Levantando assim questões, percepções, impactos e reverberações desta experimentação.

PALAVRAS-CHAVE: Teatro Educação, Metodologia do Ensino do Teatro, Teatro e Surdez.


Texto completo:

PDF Português


DOI: https://doi.org/10.18468/iaca.2019v2n2.p65-78

Direitos autorais 2019 IAÇÁ: Artes da Cena

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.