OCUPANDO A ESCOLA COM ARTE: A prática pedagógica em Teatro e Artes Visuais no Programa Residência Pedagógica

Emerson de Paula Silva, Silvia Carla Marques Costa

Resumo


O presente relato tem como foco apresentar alguns posicionamentos reflexivos e proposições educativas desenvolvidas pelo subprojeto da área de conhecimento Arte, intitulado: Rotas de Criação Educativa em Arte, no período de 2018/2020 junto ao Programa Federal Residência Pedagógica da Universidade Federal do Amapá/AP. Dois cursos de Licenciatura estiveram envolvidos nesse processo, Teatro e Artes Visuais, bem como duas escolas públicas estaduais de ensino do município de Macapá/AP e Santana/AP. A perspectiva de diálogo entre as linguagens artísticas proporcionou desafios didáticos e cognitivos, ao mesmo tempo, uniu dois profissionais de áreas de conhecimento especificas na tentativa de um fazer/saber artístico integrado e agregador, ampliando o olhar estético/sensível para o corpo na/da/com a escola.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18468/iaca.2021v4n2.p67-84

Direitos autorais 2022 IAÇÁ: Artes da Cena

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.