A SALA DE AULA EN(CENA): análise de metodologias de criação cênica em encenações na Escola Básica

Fernanda Marília Gomes da Rocha

Resumo


Este trabalho propõe-se a investigar abordagens e metodologias de criação cênica utilizadas para produzir teatro na escola, a partir de dados da pesquisa de campo realizada no ano de 2016 durante o processo de doutoramento.  Através de entrevista com uma professora de teatro e observação participante de processos de criação cênica em suas aulas, foi possível levantar alguns aspectos a respeito de encaminhamentos pedagógicos na situação do processo criativo e encenação a serem analisados neste artigo. Para tanto parte-se do estudo de autores como Viola Spolin, Joaquim Gama, Célida Salume Mendonça e da pesquisa de Doutorado em andamento intitulada Produzir processos, processar produtos: desafios e possibilidades da encenação teatral no contexto da Educação Básica, realizada no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. 

Palavras-chave: Metodologias de Criação Cênica, Pedagogia do Teatro, Educação Básica.

 


Texto completo:

Português PDF


Direitos autorais 2020 IAÇÁ: Artes da Cena

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.