VER E PRATICAR - O Teatro Em Via De Mão Dupla

Nelson Bruno Delfino da Conceição

Resumo


Este trabalho investiga de maneira prática o uso dos recursos da mediação teatral com o intuito de pesquisar o processo de intermediação entre a cena e o espectador. Analisando a abordagem de Flávio Desgranges no seu livro “Pedagogia do Espectador”, que expõe estratégias para que o teatro e a escola possam aproximar-se de maneira efetiva. Nesse artigo defende-se a educação libertária (na cena e na sala) a partir do estudo de Silvio Gallo sobre teóricos anarquistas, que deu origem à sua “Pedagogia do Risco”. Sob essa perspectiva, afirma-se aqui a noção de que no encontro do aluno (de espaço formal/não formal de ensino) com a cena teatral, podemos usar uma metodologia de aparatos técnicos/sensíveis para ampliar a experiência artística e incentivar uma recepção crítica aos eventos espetaculares que fazem parte do cotidiano do aluno/cidadão.  


Palavras-Chaves: Teatro; Educação; Mediação Teatral; Texto Teatral; Pedagogia do Risco.

Texto completo:

Português PDF


Direitos autorais 2020 IAÇÁ: Artes da Cena

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.