O TEATRO DIALÉTICO ENQUANTO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO/REFLEXIVO NA SALA DE AULA E NOS ESPAÇOS COMUNITÁRIOS DE MACAPÁ

Luciane Souza Pereira, José Flávio Gonçalves da Fonseca

Resumo


Resumo: O principal objetivo desta pesquisa é trabalhar a dialética na sala de aula e espaços comunitários da cidade de Macapá-Ap, a partir de modelos de ação de Brecht e outros textos didáticos, também na perspectiva brechtiana. Para a realização desta investigação foram adotadas como estratégias metodológicas, pesquisas qualitativas, descritivas, bibliográficas, observação, registros fotográficos, protocolos (relatos de estágio) dos experimentos. A partir da análise de resultados dos experimentos obtidos, fornecer propostas pedagógicas relativas ao ensino do teatro e ao seu aprendizado, frente à necessidade de uma maior contribuição no ensino do teatro nas escolas e comunidade macapaense, no que tange despertar do senso crítico e reflexivo.

 

Palavras-chave: Teatro dialético.  Aprendizagem. Pensamento crítico/reflexivo.


Texto completo:

PDF Português


Direitos autorais 2019 IAÇÁ: Artes da Cena

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.