Políticas Editoriais

Foco e Escopo

**IAÇÁ: Artes da Cena**
ISSN 2595-2781

IAÇÁ: Artes da Cena é um periódico semestral na área de artes, com foco nas artes cênicas e áreas afins. É editado sob a responsabilidade do Curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Federal do Amapá. Tem como objetivo contribuir para a divulgação do conhecimento e compartilhar experiências entre a universidade e a comunidade científica. A submissão pode ser feita por pesquisadores, docentes e discentes com pesquisa na área de artes, com pretensão de publicar nas seguintes seções: artigos científicos, relatos de experiência e relatos de prática pedagógica. São aceitas produções advindas de pesquisas teóricas e práticas, sobre os múltiplos olhares da arte, seja ela cênica, visual ou híbrida.

Está aberta a colaborações do Brasil e do exterior. Os procedimentos de análise e apreciação dos artigos pelos pareceristas são realizados com o anonimato dos autores dos respectivos trabalhos e pareceristas, ou seja, por meio de avaliação cega. O prazo de recebimento das contribuições de artigos é com fluxo contínuo.

 

Políticas de Seção

Artigos (Fluxo contínuo)

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de experiências

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Recortes

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Ao analisar o texto, é pressuposto que a produção seja original e inédita, e não tenha sido submetida simultaneamente a outro periódico. Todos os autores devem estar cientes do pedido de análise à revista IAÇÁ: Artes da Cena, bem como apresentar o trabalho de acordo com as normas estabelecidas para publicação. Será levado em consideração que todas as opiniões contidas no texto são de responsabilidade dos autores.

O processo de análise acontecerá em duas etapas:

1) Avaliação de acordo com as normas de publicação e formatação. Caso haja necessidade de correção, o autor será notificado e deverá enviar o arquivo com as devidas correções no prazo máximo de 20 dias, para ser encaminhado à segunda etapa;

2) Avaliação por mérito de conteúdo. Os pareceristas, solicitados pelo editor chefe da revista, irão avaliar o texto de acordo com a originalidade, contribuição para área de conhecimento e adequação da metodologia. Os pareceres poderão classificar o texto como aprovado, aprovado com pendências ou reprovado. Caso seja aprovado com pendências, o autor terá o prazo máximo de 20 dias para efetuar as correções e reenviar.

 

Periodicidade

A revista IAÇÁ: Artes da Cena é eletrônica, com publicação semestral, e o período de submissão de trabalhos é contínuo. Após aprovação, os textos serão publicados individualmente no sumário da revista.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Dos aspectos éticos da pesquisa

Tratando-se de atividades de pesquisa que envolvam experimentação com seres humanos e animais, o(s) autor(es) deve(m) observar as exigências da Resolução nº 196, de 20 de dezembro de 1995, do Conselho Nacional de Saúde (disponível em: [http://dtr2004.saude.gov.br/susdeaz/legislacao/arquivo/Resolucao_196_de_10_10_1996.pdf](http://dtr2004.saude.gov.br/susdeaz/legislacao/arquivo/Resolucao_196_de_10_10_1996.pdf)), comunicando na metodologia do trabalho o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa da(s) instituição(ões) envolvida(s), bem como que os sujeitos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Quando envolver produtos transgênicos, o Certificado de Biossegurança deverá ser comunicado na metodologia do trabalho, conforme Decreto Federal nº 1.752, de 20 de dezembro de 1995.

Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, a Universidade Federal do Amapá isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo o(s) autor(es) arcar(em) com todas as penalidades previstas em lei.

Quando houver uso de imagens, todos os procedimentos devem ser adotados pelo(s) autor(es). A Universidade Federal do Amapá isenta-se de qualquer ilegalidade cometida, sendo o ônus de possível irregularidade assumida pelo(s) autor(es).

A aprovação do trabalho implica automaticamente a cessão dos direitos autorais relativos ao trabalho.

 

Ética de publicação e boas práticas

Publication ethics and malpractice statement

IAÇÁ: Artes da Cena segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e as submissões devem atender a essas diretrizes: para conhecimento do Código consulte o texto original em inglês ou sua tradução para o português.

 

Indexadores

IAÇÁ: Artes da Cena está disponível no seguinte indexador:

JournalTOCs   Diadorim