CoronavÃrus e celebridades no âFantásticoâ: uma análise a partir das perspectivas da Indústria Cultural e da Cultura de Massa
Beatriz Regina Gomes Pereira, Larissa Schneid Bueno, Michele Negrini
Resumo
A pandemia causada pelo coronavÃrus foi a principal pauta de programas jornalÃsticos durante o ano de 2020. Os veÃculos de comunicação passaram a explorar diversas formas de abordagem do assunto, buscando, para além de informar, conscientizar a população. A partir disso, o presente artigo tem por finalidade analisar a utilização da imagem de famosos, celebridades e artistas na cobertura da COVID-19 realizada pelo âFantástico - O Show da Vidaâ, refletindo sobre como os famosos são transformados em artifÃcios de sensibilização do público, persuasão e ferramentas de visibilidade. Para isso, analisamos três edições do programa datadas de: 15/03/2020, 22/03/2020 e 06/09/2020. Sob a ótica da Indústria Cultural e aspectos da cultura de massa, o principal foco é provocar uma reflexão acerca da repercussão e das intenções de tal escolha editorial, que demonstra como um produto cultural (o Fantástico) pode se apropriar de outros (as celebridades).
Texto completo:
PDF Português
Direitos autorais 2021 Fronteiras & Debates
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.