Aprendendo História na Escola Indígena Yvy Porã

Luciana Helena de Oliveira Viceli

Resumo


A aprendizagem em História na Escola Estadual Indígena Yvy Porã - Educação Infantil e Ensino Fundamental, tem sido pensada e planejada a partir de um contexto escolar embalado pelo processo de mudanças e desafios que a prática de uma Educação Escolar Indígena específica e diferenciada requer para atingir as finalidades da disciplina de modo integrado com um projeto intercultural de educação. O presente texto tem como objetivo apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido na referida Escola por meio das práticas do ensino de História, bem como das práticas interdisciplinares e destacar o importante papel que essa área do conhecimento desempenha no projeto de emancipação intelectual e valorização da história e cultura Guarani Nhandewa, desenhado pela própria Comunidade Indígena. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com análise de dados; resultou em um panorama sobre o processo educacional, especialmente referente ao ensino de História, que se processa na Escola Indígena Yvy Porã, que busca ressignificar o papel da educação escolar formal para os Guarani Nhandewa da TI Pinhalzinho.

 

Palavras Chaves: Ensino de História. Escola Indígena. Educação Escolar Diferenciada.


Texto completo:

PDF Português


Direitos autorais 2021 FRONTEIRAS & DEBATES

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.