A interdisciplinaridade no ensino de história: relações possíveis entre a História e a Literatura

Simone Garcia Almeida, Kassandra Thamyris Maciel Amador

Resumo


O artigo busca pensar o ensino de História a partir de uma proposta interdisciplinar. Para tanto, as fontes literárias são consideradas importantes documentos a serem trabalhados pelo professor, já que contribuem para uma análise histórica sobre diferentes sociedades, seus costumes e sua cultura, o que pressupõe o conhecimento pelo professor das questões que envolvem a linguagem literária. Assim sendo, o objetivo geral deste trabalho é discutir a interdisciplinaridade no ensino de História, a partir do aporte da História e da Literatura. Com o intuito refletir sobre: a) literatura como fonte histórica; b) a problemática da História e da Literatura como formas de representar o passado; c) a itnterdisciplinaridade entre História e Literatura no campo do ensino, por essa razão desenvolvemos a pesquisa por meio de um estudo de revisão da literatura. Concluímos que a Literatura é uma forma de representação social e histórica, nesse sentido, o ensino de História por meio da utilização de fontes literárias poderá levar os alunos a refletirem sobre as experiências humanas, tais como: os hábitos, as atitudes, os sentimentos, as ideologias, as práticas e as inquietações que circulam em cada momento histórico e em diversas sociedades

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DOI: https://doi.org/10.18468/fronteiras.2019v6n2.p101-118

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