Mariana Cavalleiro de Macedo: trajetória de uma normalista modelo

Maricilde Oliveira Coelho

Resumo


Este artigo tem por objetivo relacionar fatos da vida profissional e pessoal da professora normalista Mariana Cavalleiro de Macedo Vianna com o momento histórico vivenciado pela educação brasileira após a proclamação da República. A referida professora atuou no magistério, nas primeiras décadas da implantação do regime republicano brasileiro quando se evidenciou a institucionalização da escola primária como modelo de organização de ensino racionalizado, padronizado e universalizado. A incumbência atribuída à escola no projeto político e social pensado pelos republicanos era o de formar o cidadão ordeiro, preocupado e empenhado com o progresso social e material do país. Diversas medidas foram instituídas pelo governo republicano brasileiro para renovar o papel conferido à instrução popular. Entre estas medidas, surgem: os grupos escolares, mudança nos programas curriculares de ensino, adoção de modernos métodos pedagógicos, uso de diversos materiais didáticos e livros escolares, publicações de revistas especializadas em educação e uma política de formação para o professor primário, com reformas no curso normal. Além do trabalho no magistério, Mariana Cavalleiro de Macedo Vianna contribuiu na sessão “Contos Infantis” do periódico pedagógico A Escola, e, ao escrever historietas, aderiu a princípios e valores do projeto pensado para as crianças e os jovens do início do século XX: plasmar modelos de virtudes morais e patriotismo. A visibilidade ao trajeto pessoal e profissional de Mariana Cavalleiro de Macedo Vianna, registrada nos documentos pesquisados, revela as ideias e ações de uma mulher que atuou de forma ampla, quer seja como educadora ou como escritora, no processo de identificação da nova geração com o republicanismo

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DOI: http://dx.doi.org/10.18468/fronteiras.2018v5n1.p75-88

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