Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Fronteiras & Debates, ISSN 2446-8215, publicação semestral do Colegiado do Curso de História da Universidade Federal do Amapá, surge com o objetivo de estimular o debate acadêmico por meio da divulgação de estudos produzidos por pesquisadores das Ciências Humanas com comprovada experiência de pesquisa. A revista publica textos cuja relevância reside na contribuição original e inédita ao debate historiográfico atual. Seu temário é extenso: lutas e movimentos socioculturais; fontes, teorias e métodos de pesquisa e ensino em História; crises econômicas e diferentes tipos de revoluções; trabalhadores e mundos do trabalho; religião e religiosidades; poder e campo político; e outros. Ela está aberta a colaborações do Brasil e do exterior, a estudos interdisciplinares e a dossiês que tangenciem a partir de diferentes perspectivas o mesmo tema. Assim, esta revista pretende contribuir para o avanço das fronteiras do conhecimento histórico e do debate sobre temas de amplo interesse das Ciências Humanas.

 

Políticas de Seção

Dossiê: Os Estados Unidos na Historiografia Brasileira

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: História da Saúde e das Doenças: experiências e perspectivas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensino de História

Abrigará artigos que focalizem temas pertencentes ao campo do Ensino de História.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas, Entrevistas & Notas de Pesquisa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O trabalho é aceito para análise, pressupondo-se que: 1) o mesmo não foi publicado e nem está sendo submetido, simultaneamente, para publicação em outro periódico; 2) todas as pessoas listadas como autores aprovaram o seu encaminhamento; 3) a apresentação formal do trabalho está de acordo com todas as indicações destas normas editoriais.

Primeiramente, o texto será avaliado em sua normalização (formas de citação, preenchimento correto dos metadados, verificação da qualidade de tabelas e figuras e checagem da retirada de identificações de autoria) e ausência de plágio. Estando conforme as Diretrizes para Autores, o artigo será encaminhado para a avaliação seguinte, de mérito de conteúdo.

Na avaliação do mérito do conteúdo, o texto será encaminhado pelo Editor da revista a dois pareceristas, que o apreciação no formato de avaliação cega, isto é, com o anonimato dos autores e dos pareceristas. As opções de pareceres são: a) aprovado integralmente; b) aprovado, desde que sejam feitas as correções necessárias; c) recusado. Caso haja alguma divergência quanto aos pareceres, o editor poderá encaminhar o artigo ao Comitê Editorial, que decidirá quanto à publicação ou não.

O/s autor/es serão notificados, por e-mail, da aceitação ou recusa de suas submissões.

Os critérios de avaliação incluem: originalidade, contribuição para o conhecimento da área e adequação metodológica. Os artigos aceitos poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento, sem alterar o conteúdo. A Fronteiras & Debates se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo do/s autor/es.

Quando se fizerem necessárias modificações substanciais, o/s autor/es será(ão) notificado/s por e-mail e encarregado/s de fazê-las. Deverá(ão) postar a nova versão do trabalho no Sistema, dentro do prazo determinado pelo mesmo.

 

Periodicidade

Fronteiras & Debates é publicada no formato eletrônico com periodicidade semestral e o recebimento das submissões é ininterrupto.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sem taxas de submissão de artigos - Não são cobradas taxas dos autores referentes à submissão de artigos (No submision charges).

Sem taxas de processamento de artigos - Não são cobradas taxas dos autores referentes ao processamento de artigo (No article processing charges).

A revista adota a política do copyleft, isto é, após a publicação é livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração através do Manifesto de Publicação do LOCKSS. Saiba mais...

 

Dos aspectos éticos da pesquisa

Tratando-se de atividades de pesquisa que envolva experimentação com seres humanos e animais, o/s autor/es deve(m) observar as exigências da Resolução nº 196, de 20 de dezembro de 1995, do Conselho Nacional de Saúde (disponível em: http://dtr2004.saude.gov.br/susdeaz/legislacao/arquivo/Resolucao_196_de_10_10_1996.pdf), comunicando na metodologia do trabalho o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa da(s) instiuição(ões) envolvida(s), bem como que os sujeitos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Quando envolver produtos transgênicos, o Certificado de Biossegurança deverá ser comunicado na metodologia do trabalho, conforme Decreto Federal nº 1.752, de 20 de dezembro de 1995.

Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, a Universidade Federal do Amapá isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo o/s autor/es arcar(em) com todas as penalidades previstas em lei.

Quando houver uso de imagens, todos os procedimentos devem der adotados pelo/s autor/es. A Universidade Federal do Amapá isenta-se de qualquer ilegalidade cometida, sendo o ônus de possível irregularidade assumida pelo/s autor/es.

A aprovação do trabalho implica automaticamente a cessão dos direitos autorais relativos ao trabalho.

 

Ética de publicação e boas práticas

Publication ethics and malpractice statement

Fronteiras & Debates segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e as submissões devem atender a essas diretrizes: para conhecimento do Código consulte o texto original em inglês ou sua tradução para o português.

 

Política Anti-plágio

A revista utiliza software para detecção de plágio, objetivando identificar nos artigos submetidos indícios de prática irregular de autoria dos trabalhos. Para tanto, adotou-se o CopySpider. Todos os artigos que apresentam resultados da análise de similaridade que atestem dados de plágio comprováveis, são recusados para continuação com o processo editorial, e portanto, devolvidos aos autores. Na análise de similaridade, também são recusados artigos com elevado teor de auto-plágio e materiais que tenham sido publicados em outros lugares.

Todos os autores/as devem certificar-se quanto à autoria do trabalho submetido, pois caso o texto não seja seu, no todo ou em parte, e o divulguem como sendo, vocês podem ser responsabilizados criminalmente nos termos da Lei dos Direitos Autorais, e também nos termos do Código Penal, sujeito a pena de reclusão.