Fronteiras & Debates

Qualis CAPES B4

DOI: http://dx.doi.org.10.18468/fronteiras.

Fronteiras & Debates, ISSN 2446-8215, publicação semestral do Colegiado do Curso de História da Universidade Federal do Amapá, surge com o objetivo de estimular o debate acadêmico por meio da divulgação de estudos produzidos por pesquisadores das Ciências Humanas com comprovada experiência de pesquisa. A revista publica textos cuja relevância reside na contribuição original e inédita ao debate historiográfico atual. Seu temário é extenso: lutas e movimentos socioculturais; fontes, teorias e métodos de pesquisa e ensino em História; crises econômicas e diferentes tipos de revoluções; trabalhadores e mundos do trabalho; religião e religiosidades; poder e campo político; e outros. Ela está aberta a colaborações do Brasil e do exterior, a estudos interdisciplinares e a dossiês que tangenciem, a partir de diferentes perspectivas, o mesmo tema. Assim, esta revista pretende contribuir para o avanço das fronteiras do conhecimento histórico e do debate sobre temas de amplo interesse das Ciências Humanas.


Imagem para capa da revista

Fronteiras & Debates está indexada em:

    .

Notícias

 

Chamada para a submissão de artigos a fim de compor o dossiê "As relações de poder na Idade Média", organizado por Veronica Aparecida Silveira Aguiar (UNIR) e Raquel de Fátima Parmegiani (UFAL)

 

Este dossiê tem por objetivo agregar artigos sobre as relações de poder na Idade Média e suas múltiplas perspectivas historiográficas. Nossa proposta é fazer uma reflexão acerca de como a Igreja se estruturou no medievo, em suas variadas dimensões, ou seja, como se relacionou com as esferas de poder urbano, senhorial, real, imperial; como buscou influenciar e normatizou a sociedade; como caracterizou/criou e dialogou com o “Outro”, os excluídos/marginalizados. O dossiê quer, antes de mais nada, abrir espaço para que os medievalistas brasileiros que tratam destas questões, tenham um espaço para apresentar abordagens teóricas e historiográficas que tem orientado seus trabalhos no sentido de superar aquelas tradicionais visões sobre o tema, meramente descritivas, dando ênfase aos debates historiográficos mais recente.

Prazo para submissão: até 15 de fevereiro de 2018.

Link para submissão: https://periodicos.unifap.br/index.php/fronteiras/about/submissions#onlineSubmissions

 
Publicado: 2018-01-10 Mais...
 

Chamada para a submissão de artigos a fim de compor o dossiê "Amazônia colonial", organizado por Ronaldo Vainfas e Sidney Lobato

 

O dossiê “Amazônia colonial” da revista Fronteiras & Debates pretende reunir estudos que focalizem as experiências de homens e mulheres, agentes da administração colonial, viajantes, missionários, indígenas, degredados, negros e outros que viveram no vale amazônico desde as primeiras guerras de conquista até as lutas independentistas aí ocorridas. Nas últimas décadas, a farta produção historiográfica sobre a Amazônia do chamado Período Colonial vem passando por grandes transformações. Essa escrita da história passou do predomínio da crônica centrada nos feitos do colonizador a um caleidoscópio de temas, de sujeitos e de questões difíceis de recensear à exaustão. A digitalização e a ampla disponibilização de documentos produzidos neste período (como é o caso do Projeto Resgate), aliadas ao aparecimento de programas de pós-graduação stricto sensu no norte do Brasil, nos ajudam a compreender tal mudança. Esse dossiê, portanto, pretende trazer a lume alguns destes novos estudos, possibilitando-nos perceber aí aproximações e distanciamentos, permanências e descontinuidades. Também serão bem vindas colaborações de historiadores de outros países, de dentro ou de fora da chamada Pan-Amazônia.

Prazo para submissão: de 01 de dezembro de 2017 a 15 de maio de 2018.

Link para submissão: https://periodicos.unifap.br/index.php/fronteiras/about/submissions#onlineSubmissions

 
Publicado: 2018-01-10 Mais...
 
Outras notícias...