O processo de seleção dos livros didáticos de Matemática no Ensino Fundamental público: desafios para a gestão pedagógica das escolas municipais de Macapá
Resumo
Apesar de o livro ainda ser um elemento presente nas salas de aula das escolas, muitos educadores do país, têm grande dificuldade em escolher o material didático que muitas vezes é o único recurso pedagógico disponível no ensino público (Batista, 2003). Também é importante notar que a Matemática como componente curricular continua a liderar o índice de retenção nas escolas públicas brasileiras. Esta situação não é diferente no estado do Amapá. No entanto, vários estudos têm mostrado a importância que o livro continua a ter. (Lajolo, 1996). Este trabalho investigou o processo de escolha do livro didático de Matemática nas escolas de ensino fundamental II da cidade de Macapá. O estudo incluiu a participação de 12 professores de Matemática de 06 escolas na cidade de Macapá, que trabalharam na escola no momento da escolha dos livros didáticos de Matemática. Aplicou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas com cada um dos participantes onde, posteriormente, foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados indicam a necessidade de alterar o tamanho do lugar de livros didáticos na prática docente e à necessidade de criar espaços de reflexão para o professor de Matemática sobre o processo de escolha do livro de Matemática.
Palavras-Chave: Livro didático, PNLD, Livro de Matemática.
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