Possíveis soluções para a problemática do ensino de Física: metacognição, artefatos experimentais e simulações computacionais

Ismael Freire Bata, Robert Saraiva Matos

Resumo


Este trabalho apresenta uma revisão de literatura a respeito de três metodologias alternativas para o processo de aprendizagem em física. A Metacognição, o uso de artefatos experimentais e as simulações computacionais têm ganhado grande destaque nas discussões a respeito da aprendizagem em física, pois as mesmas surgem como possíveis soluções para esta problemática. Mostra-se as principais vantagens e desvantagens destas metodologias, Além da discussão e esclarecimento dos principais aspectos das mesmas, com o objetivo de facilitar a compreensão a respeito das possibilidades que elas podem oferecer à aprendizagem. Conclui-se que as três metodologias, de forma integrada, podem transformar e melhorar o ensino de física


Texto completo:

PDF Português


Direitos autorais 2015 Estação Científica (UNIFAP)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.