Uma breve reflexão sobre as dificuldades vivenciadas por professores do ensino de ciências naturais

Michel Pereira de Lima Hamura, Indrid Hayumi Pereira de Lima Hamura

Resumo


O ensino de ciências naturais está sempre em constante mudança, cada vez mais exige-se novas estratégias e adaptações de seus docentes sem investimentos adequados ou uma devida analise das realidades institucionais para compreender se estas mudanças são mesmo possíveis em vista das dificuldades apresentadas por cada um, o investimento em projetos tecnológicos é evidente, entretanto a introdução excessiva de tecnologia nas aulas de ciências é errado, pois acabará tirando a atenção dos alunos pelos recursos que a mesma apresenta. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo investigar as metodologias utilizadas em sala de aula durante o ensino de ciências naturais, para analisar se os alunos estão tendo boa adaptação a estas constantes mudanças de estratégias, através de questionários aplicados nas turmas de 5º, 6º, 7º ano e 8ª série de uma escola pública no município de Tuparetama-PE. Analisando os resultados percebeu-se uma certa carência em aulas de campo e que há uma tradição no uso frequente da leitura sem a apresentação de novidades, concluindo-se então que o professor deve adotar novas estratégias investigativas, onde utilize mais métodos experimentais, pois a leitura excessiva pode acabar contribuindo para a falta de atenção dos alunos


Texto completo:

PDF Português


Direitos autorais 2015 Estação Científica (UNIFAP)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.