Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Estação Científica (UNIFAP) é um periódico de publicação quadrimestral do Departamento de Pesquisa da Universidade Federal do Amapá, na área Interdisciplinar, ou seja, está aberta em todos os ramos do conhecimento, com o objetivo de publicar artigos científicos desenvolvidos no âmbito das instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Publica artigos originais e inéditos nas seguintes seções: Artigo Original, Artigo de Revisão de Literatura, Ensaio, Entrevista, Experimentação, Grupos de Estudos e de Pesquisa, Ponto de Vista, Relato de Experiência/Caso, Relatos de Práticas Pedagógicas e Resenhas. Os procedimentos de análise e apreciação dos artigos são realizados por pareceristas internos e externos à UNIFAP, inclusive de outros países, com o anonimato dos autores dos respectivos trabalhos e também dos pareceristas, no sistema de dupla avaliação cega por pares. Está aberta a colaborações do Brasil e do exterior. O prazo de recebimento das contribuições de artigos é com fluxo contínuo. Está indexada em diversas bases de dados nacionais e internacionais.

 

Políticas de Seção

Artigos de revisão de literatura

São trabalhos que têm por objeto resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos teóricos e/ou de investigação já publicados, estabelecendo um recorte temporal e/ou geográfico para análise da literatura consultada. Deve ter entre 10 a 20 páginas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos originais

São trabalhos de pesquisa científica, apresentando resultados de investigação baseados em dados empíricos ou teóricos, de características filosóficas, culturais e pedagógicas, utilizando metodologia científica, de descobertas com relação a aspectos experimentais ou observacionais. Devem incluir análise descritiva e/ou inferências de dados próprios. Deverão ter entre 10 a 20 páginas, de preferência com a seguinte estrutura: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussões, Conclusão e Referências.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Trabalhos que apresentam reflexões teóricas próprias, elaborados a partir de interpretações livres e originais sobre um determinado tema, ainda que sem dispensar um rigoroso aparato de documentação empírica e bibliográfica. Deve ter entre 10 a 20 páginas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Apresenta entrevista realizada com um indivíduo ou grupo de pessoas notórias, no âmbito acadêmico, cultural e científico. Adicionalmente deve ser enviado fotografia recente e comprovante de autorização do entrevistado concordando com a publicação na revista. Deve ter entre 05 a 10 páginas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Experimentação

Apresenta reflexões sobre métodos e técnicas de pesquisa científica. Deve ter entre 10 a 20 páginas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Grupos de estudo e de pesquisa

Apresentação das atividades desenvolvidas e/ou em andamento de um grupo de estudo, grupo de pesquisa, núcleo de pesquisa, centro de investigação ou laboratório. Cumpre a função de publicizar e divulgar as ações investigativas e de desenvolvimento técnico-científico. Deve ter entre 10 a 20 páginas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pontos de vista

Análise de uma situação atual, política, econômica, cultural e/ou científica, que tenha repercussão nacional e/ou internacional. Deve ter entre 10 a 20 páginas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de experiência/caso

São artigos que apresentam dados descritivos e/ou interpretativos de um ou mais casos, explorando um problema ou objeto de estudo por meio de exemplo. Apresenta as características do objeto estudado. Deve ter entre 10 a 20 páginas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de práticas pedagógicas

Relatos de atividades desenvolvidas junto aos alunos, em sala de aula ou não, sobre atividades científico-pedagógicas. Deve ter entre 10 a 20 páginas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Aceita resenhas de 05 a 10 páginas, de livros recém-lançados nos últimos três anos, que tenham relação com a política editorial da revista. Deve ser inserido no desenvolvimento do texto uma imagem da capa do livro resenhado, obrigatoriamente.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O trabalho é aceito para análise, pressupondo-se que:

1) o mesmo não foi publicado e nem está sendo submetido, simultaneamente, para publicação em outro periódico;
2) todas as pessoas listadas como autores aprovaram o seu encaminhamento à Estação Científica (UNIFAP);
3) as opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade;
4) a apresentação formal do trabalho está de acordo com todas as indicações destas normas editoriais.

Os trabalhos encaminhados à Estação Científica (UNIFAP) serão avaliados em dois momentos:

Primeiro, a avaliação do atendimento às diretrizes aos autores. O artigo será avaliado em sua normalização (formas de citação, preenchimento correto dos metadados, verificação da qualidade de tabelas e figuras e checagem da retirada de identificações de autoria) e ausência de plágio. Estando conforme as Diretrizes para Autores, o artigo será encaminhado para a avaliação seguinte, de mérito de conteúdo. Serão recusados para a fase seguinte os artigos que: a) não sejam inéditos, ou b) que não estejam conforme as Diretrizes para Autores da revista, ou c) que tenham sido submetidos à análise para publicação em outra revista, em parte ou no todo, enquanto perdurar o processo editorial do mesmo na Estação Científica (UNIFAP), ou d) que contenham plágio.

Segundo, a avaliação do mérito do conteúdo. O artigo será encaminhado pelo Editor-chefe da revista ao corpo de Pareceristas internos e externos à UNIFAP, inclusive de outros países. Os procedimentos de análise e apreciação dos artigos são realizados com o anonimato dos autores dos respectivos trabalhos e também dos pareceristas, no sistema de dupla avaliação cega por pares. As opções de pareceres são: a) artigo aceito para publicação; b) correções obrigatórias; c) artigo recusado para publicação. Caso haja alguma divergência quanto aos pareceres, o Editor-chefe poderá encaminhar o artigo ao Conselho Editorial que decidirá quanto à publicação ou não.

Os Pareceristas podem enviar suas recomendações de avaliação do manuscrito dos artigos diretamente pelo próprio sistema da revista. Opcionalmente, as observações poderão ser enviadas diretamente para o e-mail do Editor-chefe, junto com as recomendações de correção inseridas no próprio manuscrito do artigo avaliado e o respectivo parecer quanto à publicação ou não do mesmo, que serão colocadas pelo Editor-chefe no sistema da revista. São três as opções de parecer:

1 Aceitar para publicação: esta opção poderá ser informada no caso em que o artigo avaliado esteja em boas condições para publicar, sem necessidade de correções.
2 Correções obrigatórias/Revisões requeridas: caso sejam necessárias correções no artigo. Neste caso, as observações de correções deverão ser feitas no próprio arquivo do artigo, indicando justificadamente os itens que devem ser corrigidos pelo autor.
3 Recusar para publicação: para o caso do artigo não estar adequado para publicação, por ter graves problemas de escrita, estrutura, metodologia, informações, conteúdo, inadequação, etc., principalmente no caso de plágio verificável.

Os critérios de avaliação incluem: originalidade, contribuição para o conhecimento da área, adequação metodológica, clareza e atualidade.

Para fins de comprovação curriculares, os Pareceristas convidados receberão, por e-mail, ao término da avaliação de um artigo, um Atestado certificando que é Parecerista da revista, bem como seus nomes serão inclusos na Lista de Pareceristas da Equipe Editorial da revista, e também constarão no Expediente da edição publicada.

O/s autor/es serão notificados, por e-mail, da aceitação ou recusa de suas submissões.

Quando se fizerem necessárias modificações substanciais, o/s autor/es será(ão) notificado/s por e-mail e encarregado/s de fazê-las. Deverá(ão) postar a nova versão do trabalho no Sistema da revista, ou, opcionalmente, poderão enviar para o e-mail do Editor-chefe, dentro do prazo determinado pelo mesmo.

Os artigos aceitos poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento

, sem alterar o conteúdo. Estação Científica (UNIFAP) se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo do/s autor/es.

 

Periodicidade

Estação Científica (UNIFAP) foi publicada de 2011 a 2015 com periodicidade semestral. A partir do ano de 2016, adotou a periodicidade quadrimestral, ou seja, três edições por ano.

O recebimento das submissões de artigos é ininterrupto, com fluxo contínuo.

Adota a política de publicação imediata dos trabalhos aprovados após o processo de avaliação de mérito, correções e diagramação de layout. Os textos dos artigos são publicados individualmente no sumário de cada fascículo assim que são finalizados os seus procedimentos editoriais. Desta forma, o sumário de um novo fascículo poderá ter sua editoração incompleta até que todos os seus artigos estejam finalizados.

 

Política de Acesso Livre

**Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.**

- **Sem taxas de submissão de artigos:** Não são cobradas taxas dos autores referentes à submissão de artigos (*No submission charges*).

- **Sem taxas de processamento de artigos:** Não são cobradas taxas dos autores referentes ao processamento de artigo (*No article processing charges*).

A revista adota a política do copyleft, isto é, após a publicação é livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração através do Manifesto de Publicação do LOCKSS. Saiba mais em [link](http://lockss.org/).

Preservação Digital - os artigos publicados na Estação Científica (UNIFAP) estão em processamento de preservação digital por meio da Rede Cariniana (Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital), órgão vinculado ao IBICT/MCTI. As edições da revista que já foram publicadas, de 2011 a 2013, foram verificadas e aprovadas pela Rede Cariniana (status: released), e as edições de 2014 são candidatas a testes de pré-preservação (status: manifest). Confira em: [link](http://cariniana.ibict.br/index.php/preservacao-de-documentos-digitais/periodicos-eletronicos).