Participação da família no desenvolvimento da aprendizagem da criança

Izabel Lúcia dos Santos Oliveira, Andrelina Pelaes Braga, Cleidia Maria Nogueira Prado

Resumo


O Artigo objetivou analisar a importância da participação da família no desenvolvimento da aprendizagem da criança, por ser atualmente um grande problema enfrentado no contexto familiar, escolar e na atuação do professor, gestor escolar, coordenação escolar. Utilizou-se a abordagem qualitativa para subsidiar a pesquisa bibliográfica que fundamentou a construção do entendimento, análise e discussão do objeto de estudo. Os resultados apontam para uma certa lacuna na participação ativa da família no processo de ensino-aprendizagem da criança e consequentemente no acompanhamento dos filhos na escola. Enfim, é necessário que a família reconheça que é à base da sociedade e que constitui referenciais fundamentais para a construção de conhecimentos e formação social, cultural, moral, ética, religiosa, afetiva e principalmente escolar da criança.


Palavras-chave


Família; Escola; Participação; Ensino; Aprendizagem

Texto completo:

PDF Português


DOI: https://doi.org/10.18468/estcien.2017v7n2.p33-44

Direitos autorais 2017 Estação Científica (UNIFAP)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.