Modalidades e recursos didáticos mais utilizados no ensino de Ciências e Biologia

Flávia Cristine Medeiros Theodoro, Josenilde Bezerra de Souza Costa, Lucia Maria de Almeida

Resumo


O presente estudo foi realizado com o objetivo o identificar junto ao corpo docente as modalidades e recursos didáticos mais utilizados no desenvolvimento das aulas de ciências e biologia analisando de forma reflexiva a utilização dos mesmos. Foram aplicados questionários em 55 escolas de ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos junto a 113 educadores de escolas municipais, estatuais e privadas. Observa-se que existe o entendimento por parte dos professores de que a utilização de recursos e modalidades didáticas diversificados seja capaz de favorecer o processo de ensino e aprendizagem, no entanto devido à carência de recursos, de estrutura física das instituições e de falta de tempo e planejamento, o livro didático e o quadro/lousa ainda são os recursos mais utilizados, seguido da aula expositiva como estratégia metodológica. Faz-se necessário, portanto que haja motivação, engajamento e participação do professor e da comunidade escolar, pesquisando, avaliando e escolhendo que recursos ou metodologia atende melhor a compreensão de conteúdos considerando os objetivos de aprendizagem e o público alvo envolvido visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Texto completo:

PDF Português


Direitos autorais 2015 Estação Científica (UNIFAP)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.