Matemática e interdisciplinaridade: um estudo sobre os materiais didáticos

Dijalmary Matos Prates Chas

Resumo


Uma das grandes dificuldades presentes no contexto escolar é a interdisciplinaridade no ensino e na aprendizagem da Matemática. De maneira geral, encontram-se certos obstáculos em relacionar seus conteúdos conceituais às suas aplicações e à integração da Matemática às outras ciências e disciplinas curriculares. Neste artigo, buscou-se analisar quatro livros didáticos do Ensino Fundamental, adotados no Colégio Estadual Polivalente de Curitiba (PR), a fim de demonstrar se e como os livros associam à Matemática em outras disciplinas, e de que maneira tal interdisciplinaridade pode ser desenvolvida no ambiente escolar. Com relação às técnicas de investigação, foram analisados os conteúdos matemáticos presentes nos livros didáticos previamente selecionados e a realização de entrevistas individuais semiestruturadas com os professores que utilizam tais materiais. Conclui-se que os livros didáticos permitem a associação de conteúdos matemáticos às outras disciplinas e que é necessário o desenvolvimento de um trabalho coletivo com o corpo docente para estimular o interesse, a curiosidade e a capacidade de resolução de problemas nos alunos.


Texto completo:

PDF Português


DOI: https://doi.org/10.18468/estcien.2016v6n3.p97-109

Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.