Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos na Escola Municipal José Duarte de Azevedo: discurso e prática dos professores

Aldeci da Silva Dias

Resumo


O objetivo deste trabalho é proporcionar elementos para uma discussão teórica e metodológica sobre a avaliação da aprendizagem escolar, em que o foco é ampliar a discussão com observações na fala dos professores e sua práxis pedagógica. Trata-se de uma questão polêmica, uma vez que se busca compreender como tem sido o discurso e as práticas dos professores da EJA quando avaliam o aprendizado dos alunos. As assertivas dos diferentes atores denotam uma compreensão crítica sobre o assunto, mas que não podem ir muito além daquilo que a sistemática de avaliação prevê. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal José Duarte de Azevedo com Professores da EJA de 5ª a 8ª série. A abordagem do estudo foi fundamentada na pesquisa qualitativa em que se buscou a compreensão interpretativa do objeto com análise na aplicação de questionário, e de observações com registros em Diário de Bordo. O método de abordagem do tema, foi possível a partir do método dedutivo e dialético. Conclui-se que a questão fundamental não é o quantitativo no ato de avaliar, mas sobretudo o aspecto qualitativo das informações contidas durante este processo, onde verifica-se um paradoxo ao compreendê-la como inevitável.

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