A pesquisa no ensino superior: um ensaio sobre metodologia científica

Fernando Castro Amoras, Aluana Vilhena Amoras

Resumo


Este artigo objetiva debater o processo de pesquisa científica alinhavada ao processo de educação no ensino superior. Desta forma, procura explanar sobre a atividade de iniciação científica que ocorre nas universidades, dentro da perspectiva constitucional do tripé acadêmico de ensino, pesquisa e extensão. Será discutida a utilidade da história da ciência como forma de apresentar os feitos científicos aos alunos. A caracterização dos tipos de conhecimentos e as categorias de pesquisa e de procedimentos científicos são outros itens apresentados, didaticamente por meio de exemplos reforçadores, para favorecer a compreensão dos conceitos envolvidos na realização dos processos de pesquisa

Texto completo:

PDF Português


DOI: http://dx.doi.org/10.18468/estcien.2016v6n3.p127-136

Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.