A inclusão de alunos com deficiência visual no âmbito escolar

Ana Cleia da Luz Lacerda Sousa, Ivaldo Silva Sousa

Resumo


Este trabalho aborda a inclusão de discentes com deficiência visual no âmbito do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste é analisar a literatura existente e as políticas públicas direcionadas ao tema, bem como fomentar a importância da qualificação dos educadores para a educação especial priorizando o desenvolvimento da criticidade no ambiente escolar. Sendo uma revisão narrativa, que tem como metodologia de elaboração a análise crítica da literatura, com estratégias que busca a seleção dos estudos e a interpretação das informações contidas nas fundamentações teóricas de livros, artigos, dissertações, teses e trabalhos de conclusão de cursos. Observou-se que quando se trata de educação especial, a responsabilidade não é apenas do educador, mas sim de todos envolvidos neste processo, como é o caso da comunidade escolar e da sociedade em geral. Baseado nos dados da pesquisa pode-se dizer que para a educação inclusiva adquirir maior fortalecimento se faz necessário um comprometimento dos gestores, das autoridades governamentais e principalmente que a comunidade conheça os direitos que lhes são garantidos por lei e que exijam sua aplicabilidade na prática.


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DOI: https://doi.org/10.18468/estcien.2016v6n3.p41-50

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