Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo

Rodrigo Diaz de Vivar y Soler

Resumo


Este artigo procura apresentar os resultados de uma pesquisa realizada junto a estudantes de uma instituição superior de ensino localizada no interior do estado de Santa Catarina em que buscou-se observar através de entrevistas abertas e semiestruturadas como esse estudantes são afetadas pelo consumismo midiático, sobretudo a partir da noção de fetichismo inscrita dentro do pensamento do intelectual alemão Walter Benjamin. A partir da elaboração de sete categorias que envolviam a opinião dos entrevistados sobre as propagandas assistidas por eles, os seus produtos de consumo, a sua relação com a Internet, a representação da juventude nas grandes produções midiáticas, o seu conhecimento acerca do consumo sustentável e a opinião acerca das propagandas de cervejas e de bancos percebe-se que o fetichismo  é importante produtor de modos de subjetivação orquestrados em modos de governamentalidades responsáveis por fazer do consumo a única forma de existência possível na nossa sociedade.   


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DOI: https://doi.org/10.18468/estcien.2016v6n2.p53-65

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