UTILIZAÇAO DE MODELO DIDÁTICO COMO METODOLOGIA COMPLEMENTAR AO ENSINO DA ANATOMIA CELULAR
Resumo
Os modelos didáticos possuem um papel de destaque no ensino de química e física. Entretanto, o emprego dessa ferramenta ainda é pouco explorado no ensino de Ciências. Neste artigo, apresentamos uma proposta didática baseada no uso de modelos didáticos representacionais para complementar o ensino da anatomia celular. A metodologia foi testada e avaliada por alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública em Tefé, Amazonas. Questionários estruturados foram utilizados para verificar a percepção em relação ao conhecimento sobre anatomia celular, as dificuldades em entender os conceitos, e a importância da utilização de modelos didáticos para a aprendizagem. A porcentagem de respostas corretas no pré-teste variou de 15% a 54%, enquanto que no pós-teste, esse índice foi bem superior, entre 77% a 100%. Os percentuais de respostas inadequadas no pré-teste demonstram que as atividades tradicionais de ensino não são eficientes para a promoção do conhecimento de longo prazo. Em contrapartida, os índices elevados de acertos no pós-teste sugerem que a incorporação da atividade lúdica - capazes de despertar a curiosidade, o interesse e a participação ativa dos alunos - complementa de forma eficaz o ensino da Anatomia Celular. Com essa atividade observamos que o modelo didático é uma estratégia factível para compreensão efetiva dos aspectos citológicos das células animal e vegetal.
Palavras-chave: Métodos alternativos, Ensino Fundamental, anatomia celular.
Texto completo:
DOWLOAD DO ARQUIVO (PDF)DOI: https://doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v6n3p17-21
Direitos autorais 2016 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.