LEVANTAMENTO DE PLANTAS TÓXICAS EM ESCOLAS URBANAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA-PARÁ

Kelly da Costa Braga, Sonilva Sousa Giese, Sterphane Matos Parry

Resumo


As plantas tóxicas são indivíduos que apresentam substâncias químicas, que na maioria das vezes são causadoras de intoxicações, isso ocorre devido à insuficiência de conhecimento sobre esses vegetais, assim como pela utilização errônea em paisagismo nos mais diferentes ambientes, sendo um deles o espaço escolar, cuja presença de crianças é maior, e estas são as mais vulneráveis a tais acidentes. Com base neste contexto este trabalho objetivou a realização do levantamento de espécies tóxicas em escolas públicas de ensino fundamental da zona urbana do município de Altamira-Pará. Para isso, o estudo seguiu uma abordagem quali-quantitativa, realizada através de visitas in loco, no período de dezembro de 2013 a outubro de 2014. As espécies foram identificadas conforme o sistema de classificação Angiosperm Phylogeny Group III e posteriormente, foram calculados os índices de diversidade. Além disso, aplicou-se um formulário composto por perguntas objetivas e subjetivas relacionadas ao cultivo, aos conhecimentos e aos cuidados a respeito das espécies ornamentais tóxicas que foram encontradas nestas instituições. De 108 espécies ornamentais identificadas apenas 19, distribuídas em 9 famílias e 9 gêneros, são consideradas tóxicas, sendo que a família Araceae apresentou o maior número de espécies com 6 e 276 indivíduos. A escola, sendo um local que abriga crianças de diferentes idades deve preocupar-se em selecionar as espécies vegetais que serão inseridas neste ambiente, além de buscar informações a respeito destas, em caso de já estarem nestes locais.

Palavras-chave: Espécies tóxicas, crianças, instituições urbanas, intoxicações. 


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DOI: https://doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v7n2p53-58

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