A COLEÇÃO DIDÁTICA DE ANFÍBIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ, AMAPÁ

Daniel Sales Sousa Valentim, Carlos Eduardo Costa-Campos

Resumo


As coleções didáticas têm por função primordial servir como material didático para o ensino formal de ciências. Nesta perspectiva o objetivo deste estudo foi apresentar uma alternativa didática para o ensino de ciências nas escolas de ensino fundamental, com o auxílio de coleções biológicas como alternativa prática para o ensino/aprendizagem de ciências. O estudo foi realizado em uma escola de rede pública e a metodologia foi desenvolvida com a escolha das turmas de sétimo ano do ensino fundamental para aplicação de questionários. Foram aplicados 74 questionários, contendo 10 questões, antes e após a aula prática com as coleções biológicas. Participaram da pesquisa 74 alunos, com idade entre 11 e 15 anos. Os alunos foram questionados sobre diversos temas relacionados à educação, anfíbios e coleções biológicas no ensino de ciências. Como resultados, observou-se que os alunos têm poucas alternativas didáticas para o ensino de anfíbios, apesar de terem um grande interesse em serem contemplados com métodos de ensino prático, como as coleções biológicas. Nesse sentido, é proposto o investimento em ações de educação ambiental, a fim de apresentar informações sobre estes animais, para refletir na proteção da fauna local.

Palavras-chave: aula prática, alternativa didática, coleções biológicas, educação.


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DOI: https://doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v7n1p1-5

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