A COLEÇÃO DIDÁTICA DE ANFÍBIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ, AMAPÁ
Resumo
As coleções didáticas têm por função primordial servir como material didático para o ensino formal de ciências. Nesta perspectiva o objetivo deste estudo foi apresentar uma alternativa didática para o ensino de ciências nas escolas de ensino fundamental, com o auxílio de coleções biológicas como alternativa prática para o ensino/aprendizagem de ciências. O estudo foi realizado em uma escola de rede pública e a metodologia foi desenvolvida com a escolha das turmas de sétimo ano do ensino fundamental para aplicação de questionários. Foram aplicados 74 questionários, contendo 10 questões, antes e após a aula prática com as coleções biológicas. Participaram da pesquisa 74 alunos, com idade entre 11 e 15 anos. Os alunos foram questionados sobre diversos temas relacionados à educação, anfíbios e coleções biológicas no ensino de ciências. Como resultados, observou-se que os alunos têm poucas alternativas didáticas para o ensino de anfíbios, apesar de terem um grande interesse em serem contemplados com métodos de ensino prático, como as coleções biológicas. Nesse sentido, é proposto o investimento em ações de educação ambiental, a fim de apresentar informações sobre estes animais, para refletir na proteção da fauna local.
Palavras-chave: aula prática, alternativa didática, coleções biológicas, educação.
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