Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. A revista Biota Amazônia (on line ), vinculada ao Curso de Ciências Biológicas, é publicada trimestralmente pela Universidade Federal do Amapá, por meio do Portal de Periódicos da UNIFAP.

2. A revista publica artigos originais em todas as áreas relevantes das Ciências Biológicas, incluindo anatomia geral e comparada, microbiologia, imunologia, biologia molecular, bioquímica, botânica, citologia, biologia celular, comportamento animal, ecologia, oceanografia, limnologia, embriologia, histologia, morfofisiologia, genética, evolução, parasitologia, zoologia, ensino de Ciências e Biologia, meio-ambiente, pesca, saúde, ciências ambientais, sócio-ambientais, direito ambiental, entre outras correlatas.

3. Os artigos deverão ser submetidos exclusivamente pela internet, preferencialmente, por meio dos navegadores MOZILA FIREFOX ou GOOGLE CHROME, na página da revista hospedada no Portal de Periódicos da UNIFAP.

4. Primeiramente, o autor deve se cadastrar na revista [clique em cadastro]. Após a realização do cadastro, o autor deve logar no site e, em seguida, clicar na aba 'Página do Usuário'. Na opção 'Autor', deve clicar em 'Iniciar nova submissão' e preencher os passos do processo de submissão.

5. Os autores se obrigam a declarar a cessão de direitos autorais e que seu manuscrito é um trabalho original, que não está sendo submetido (em parte ou na sua totalidade) à análise para publicação em outra revista. Esta declaração encontra-se disponível abaixo.
 
6. Os dados, idéias, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade dos autores. A eventual citação de produtos e marcas comerciais não significa recomendação de uso por parte do Conselho Editorial da revista.
 
7. Os relatos deverão basear-se nas técnicas mais avançadas e apropriadas à pesquisa. Quando apropriado, deverá ser atestado que a pesquisa foi aprovada pelo Comité de Ética e Biossegurança da instituição.
 
8. Os artigos podem ser submetidos em Português, Espanhol, Inglês ou Françês. Esses devem ser concisos e consistentes no estilo.
 
9. Os artigos serão avaliados por no mínimo três consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será considerado aceito quando obtiver dois pareceres favoráveis. O artigo será considerado rejeitado quando obtiver dois pareceres desfavoráveis. Em caso de um parecer favorável e outro desfavorável, o aceite ficará a cargo do Conselho Editorial da revista.
 
10. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercialpolíticaacadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do mesmo. O revisor deve informar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar sobre a análise do manuscrito, e deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.
 
11. A revisão de português e a tradução e/ou revisão de língua estrangeira serão de responsabilidade dos autores dos artigos aceitos, mediante comprovação emitida pelos revisores credenciados.

12. Estão listadas abaixo as formatações e outras convenções que deverão ser seguidas:

- Os trabalhos deverão ser digitados em Programa Microsoft Word para Windows, em formatação de, no máximo, 25 páginas, digitadas em papel tamanho A4, com fonte Times New Roman, tamanho 12. O manuscrito deverá ter espaçamento entre linhas simples. As margens devem ser de 3,0 cm (três centímetros), respeitando a seguinte sequência de tópicos:
 
a) No caso de manuscritos redigidos em Português, o título deve ter sua tradução para a língua estrangeira (Inglês). No caso do manuscrito ser redigido em língua entrangeira, o título deve ter sua tradução para o Português.
 
b) Os manuscritos devem conter o nome completo dos autores, bem como sua titulação, filiação, endereços, e-mails, endereços do currículo latter e orcid. Deve ser indicado o autor para correspondência.
 
c) Resumo: para manuscritos escritos em Português, o resumo deve estar em Português e abstract em Inglês. Quando escritos em Espanhol, o resumo deve estar Espanhol e Português. Quando escritos em Francês, o resumo deve estar em Frances e Português. Os resumos devem ser redigidos em parágrafo único, espaçamento simples, com até 250 palavras; contendo de forma sucinta objetivos, material e métodos, resultados e conclusões do referido trabalho.

d) As Palavras-chave ou unitermos constituídos de até cinco palavras que identifiquem o artigo.
 
e) A estrutura do texto deve estar no formato técnico-científico, com introduçãomaterial e métodosresultadosdiscussãoconclusãoagradecimentosreferências bibliográficas anexos (se houver). A critério do autor, os itens introdução objetivos, bem como resultados discussão poderão ser fundidos. Trabalhos enviados como Revisões Temáticas deverão seguir o formato técnico-científico, sem, entretato, a necessidade de divisão nos itens descritos acima. As citações bibliográficas deverão estar no formato de acordo com o sistema autor-data da NBR 10520 da ABNT, disponível no site da própria revista.

g) Citar número e unidades da seguinte forma: escrever números até nove por extenso, a menos que sejam seguidos de unidades. Utilizar, para número decimal, vírgula nos artigos em português ou espanhol (por exemplo: 10,5 m) ou ponto nos escritos em inglês (por exemplo: 10.5 m). Utilizar o Sistema Internacional de Unidades, separando as unidades dos valores por um espaço (exceto para porcentagens, graus, minutos e segundos); utilizar abreviações sempre que possível. Não inserir espaços para mudar de linha caso a unidade não caiba na mesma linha.

h) Não usar notas de rodapé. Para facilitar a leitura, incluir a informação diretamente no texto.
 
i) Tabelas, figuras, fotografias e gráficos deverão ser inseridos no texto, logo após a sua citação. As legendas em português deverão vir acompanhadas de sua respectiva tradução em inglês. As tabelas deverão ter 7,65 ou 16 cm de largura. Os gráficos não deverão ter molduras externas, linhas internas ou mesmo cor de fundo. Para gráficos de barra, usar padrões de preenchimento diferentes (horizontal, vertical, listras diagonais, múltiplos pontos, ou cores sólidas diferentes).
 
j) As figuras (fotos, pranchas, mapas, desenhos ou esquemas) deverão ter o tamanho máximo de 16 x 23 cm, incluindo-se o espaço necessário para a legenda. Gráficos e figuras que possam ser publicados em uma única coluna (7,65 cm) serão reduzidos. Desta forma, será necessário atentar para o tamanho de número ou letras, para que continuem visíveis após a redução. O tipo de fornte utilziado deverá ser Times New Roman. tamanho 8. Gráficos e figuras confeccionadas em planilhas eletrônicas devem vir acompanhadas da planilha original. Deve-se utilizar escala de barra para indicar tamanho, a qual deverá estar situada à esquerda da figura sempre que possível. O canto inferior direito deve ser reservado para o número da figura.
 
k) As figuras digitalizadas deverão ter no máximo 300 dpi de resolução, gravadas em formato TIFF, preferencialmente. Não serão aceitas figuras que ultrapassem o tamanho estabelecido ou que apresentem qualidade gráfica ruim. Ilustrações em cores serão aceitas para a publicação.

l) As equações deverão ser editadas utilizando software compatível com o editor de texto.

m) As variáveis deverão ser identificadas após a equação.

n) Artigos de Revisão poderão ser publicados mediante convite do Conselho Editorial ou Editor Chefe da Biota Amazônia.
 
o) A revista recomenda que cinquenta por cento (50%) das referências sejam de artigos listados na base ISI Web of Knowledge e/ou Scopus com menos de 10 anos. Recomenda-se minimizar quantitativamente citações de dissertações, teses, monografias, anais, reumos, resumos expandidos, jornais, magazines, boletins técnicos e documentos eletrônicos.
 
p) As citações deverão seguir os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Citações no texto, usar o sobrenome e ano: Para um autor - Chahud (2022) ou (Chahud, 2022); para dois autores - Monteiro-Guimarães e Costa-Campos (2022) ou (MONTEIRO GUIMARÃES; COSTA-CAMPOS, 2022); três ou mais autores, utilizar o sobrenome do primeiro autor e, após, 'et al.' - Andrade-Júnior et al. (2008) ou (ANDRADE-JÚNIOR et al., 2008).
 
MODELOS DE REFERÊNCIAS
 
Deverão ser organizadas em ordem alfabética, justificado, conforme os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Listar todos os autores do trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados, sem o local de publicação.

Artigos

a) CHAHUD, A. Xenarthra provenientes de atividades de caça da comunidade Awá-Guajá do Estado do Maranhão: considerações taxonômicas e tafonômicas. Biota Amazônia, v. 12, n. 1, p. 11-15, 2022.

b) MONTEIRO-GUIMARÃES, J. C.; COSTA-CAMPOS, C. E. Perception of High School freshmen on carnivorous mammals of the State of Amapá. Biota Amazônia, v. 12, n. 1, p. 1-7, 2022.

c) ARAÚJO-MENEZES, L. P.; CUNHA, M. C. L.; FERREIRA, T. C. Dispersão e biometria de sementes de dez espécies arbóreas presentes no Semiárido Brasileiro. Biota Amazônia, v. 12, n. 1, p. 37-41, 2022.

Livros

a) BALDISSEROTTO, B. Fisiologia de peixes aplicada à piscicultura. Santa Maria: Editora UFSM, 2013. 352 p.

b) CAIN, M. L.; BOWMAN, W. D.; HACKER, S. D. Ecologia. Porto Alegre: ARTMED, 2011. 640p.

Capítulos de Livros

a) PINTO-COELHO, R. M. Método de coleta, preservação, contagem e determinação de biomassa em zooplâncton de águas epicontinentais. In: BICUDO, C. E. M.; BICUDO, D. C. (Orgs.). Amostragem em limnologia. 2ª. Ed. São Carlos: RiMa, 2004, 371p.

Monografias, Dissertações e Teses

a) LOPES, C. M. D. Padrões espaço-temporais, definição de áreas prioritárias e fatores associados à ocorrência de Leishmaniose visceral humana em Belo Horizonte, Minas Gerais. 2022. 106 f. Tese (doutorado) Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Belo Horizonte, 2022.

b) FILOGÔNIO, M. T. Produção de um aplicativo (Parasite Combat) para o ensino de parasitologia e sua validação no Colégio Militar de Belo Horizonte. 2022. 444 f. Dissertação (mestrado) Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Belo Horizonte, 2022.

Referências on-line

a) MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA/COMITÊ COORDENADOR DO PLANEJAMENTO DE EXPANSÃO DOS SISTEMAS ELETRÔNICOS (CCPE). 2002. Plano decenal de expansão 2003-2012. Disponível em: http://ccpe.gov.br (Acessada em 10/09/2005).

NORMAS PARA ARTIGOS DE REVISÃO TEMÁTICA
 

Os artigos de Revisão Temática submetidos pela Revista Biota Amazônia deverão constituir-se de revisão, seletiva, crítica e analítica, focalizando um problema científico particular e sua solução, ou seja, do tipo de Revisão Sistemática e Meta-análise. Não serão aceitos artigos que simplesmente contenham compilações de resultados ou conclusões de vários artigos sobre determinado tema. O manuscrito deve ter discussão e, se possível, conclusões novas. Revisões assistemáticas só serão publicadas na Biota Amazônia quando um pesquisador for convidado pelo Editor para realizá-la sobre um tema relevante.

 
 

Clique no link AQUI para o download do modelo de manuscrito.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Declaração de Direito Autoral

Transfiro os direitos autorais deste trabalho para a revista Biota Amazônia, assim que ele for aceito para publicação eletrônica. Os direitos autorais incluem o direito de reproduzir, na í­ntegra ou em partes por qualquer meio, e distribuir este artigo, incluindo figuras, fotos, bem como as eventuais traduções. 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Taxas para autores

Este periódico cobra as seguintes taxas aos autores.

Taxa DOI: 12,00 (BRL)

A revista BIOTA AMAZÔNIA informa aos seus autore(a)s que não realizem qualquer transferência/depósito referente ao DOI (mesmo no momento do aceite do artigo/nota), uma vez que estamos em processo de troca da empresa por interrupção do serviço. Assim que a questão for solucionada, informaremos como será feito o respectivo pagamento.

Informamos aos autore(a)s com manuscritos já publicados que estamos caminhando para uma solução.