BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: OS SABERES E O FAZER PEDAGÓGICO COM USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS

Sueli Aparecida Ramos da Silva Fonseca, Ricardo Shitsuka, Rabbith Ive Carolina Shitsuka Risemberg, Dorlivete Moreira Shitsuka

Resumo


A tecnologia está presente no cotidiano da sociedade atual. Estima-se que no Brasil, no final de 2013, havia cerca de 120 milhões de computadores em uso e que em 2016 haverá um computador para cada brasileiro. Os avanços que ocorreram na tecnologia também fizeram com que ocorressem mudanças na forma de ensinar e de aprender as disciplinas nas escolas. O ensino de biologia está passando por transformações motivadas pelo uso de tecnologias e com temas polêmicos que incentivam os docentes a procurar uma formação continuada para aprender a utilizar os recursos atuais, melhorar sua qualidade didática e formar alunos cidadãos conforme a política educacional atual. O objetivo do presente trabalho foi abordar os fundamentos do uso do saber e fazer pedagógico com uso de recursos tecnológicos e sua importância e a metodologia usada no ensino de biologia. Realizou-se uma pesquisa de fonte indireta, por meio de revisão bibliográfica onde se verificou a importância de uso de tecnologias no aprendizado de biologia e como a mesma ajuda o professor e o aluno a interagir com os acontecimentos atuais tornando-os cidadãos críticos e participativos da ação social. Verificou-se que é preciso que os professores se capacitem continuamente, por meio de cursos de pós-graduação e da participação em congressos, encontros, jornadas, simpósios e pela publicação de trabalhos em revistas científicas, para fazer frente aos novos desenvolvimentos e aos alunos da época atual.

Palavras-chave: Educação, Ensino de Ciências, Tecnologias de Informação e Comunicação.

 


Texto completo:

DOWNLOAD DO ARQUIVO (PDF)


DOI: https://doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v4n1p119-125

Direitos autorais 2014 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.