A CIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO COMO PRINCÍPIO CONCEITUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Rafael Anaisce das Chagas, Mara Rúbia Ferreira Barros

Resumo


Objetivou-se avaliar a ciência socioambiental como base na construção do conceito de Educação Ambiental por alunos do ensino Técnico em Meio Ambiente. Após a construção dos conceitos pelos alunos, reordenou-se as palavras utilizadas em cinco aspectos: socioeconômico, ambiental, educacional, individual e político. As palavras mais utilizadas na confecção dos conceitos foram: “meio ambiente”, “sociedade” e “educação”. As análises de MDS e Cluster destacam uma íntima relação entre os aspectos socioeconômicos e ambientais na construção dos conceitos. Adicionalmente, a análise de PCA, destaca a “sociedade”, o “meio ambiente” e os “problemas ambientais”, como termos determinantes na construção dos conceitos de Educação Ambiental pelos alunos. Este estudo, no âmbito de execução de práticas ambientais, pode inferir na escolha da metodologia a ser empregada em um determinado grupo, pois possibilita a caracterização da ciência ambiental atual e quais os aspectos que devem ser abordados.

Palavras-chave: Problemáticas ambientais, Socioeconomia, Ambiente, Educação, Aspectos políticos.


Palavras-chave


Educação ambiental; Ensino técnico; Meio Ambiente

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DOI: https://doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v8n4p53-56

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