LEVANTAMENTO DE PLANTAS TÓXICAS EM ESCOLAS URBANAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA-PARÁ
Resumo
As plantas tóxicas são indivíduos que apresentam substâncias químicas, que na maioria das vezes são causadoras de intoxicações, isso ocorre devido à insuficiência de conhecimento sobre esses vegetais, assim como pela utilização errônea em paisagismo nos mais diferentes ambientes, sendo um deles o espaço escolar, cuja presença de crianças é maior, e estas são as mais vulneráveis a tais acidentes. Com base neste contexto este trabalho objetivou a realização do levantamento de espécies tóxicas em escolas públicas de ensino fundamental da zona urbana do município de Altamira-Pará. Para isso, o estudo seguiu uma abordagem quali-quantitativa, realizada através de visitas in loco, no período de dezembro de 2013 a outubro de 2014. As espécies foram identificadas conforme o sistema de classificação Angiosperm Phylogeny Group III e posteriormente, foram calculados os índices de diversidade. Além disso, aplicou-se um formulário composto por perguntas objetivas e subjetivas relacionadas ao cultivo, aos conhecimentos e aos cuidados a respeito das espécies ornamentais tóxicas que foram encontradas nestas instituições. De 108 espécies ornamentais identificadas apenas 19, distribuídas em 9 famílias e 9 gêneros, são consideradas tóxicas, sendo que a família Araceae apresentou o maior número de espécies com 6 e 276 indivíduos. A escola, sendo um local que abriga crianças de diferentes idades deve preocupar-se em selecionar as espécies vegetais que serão inseridas neste ambiente, além de buscar informações a respeito destas, em caso de já estarem nestes locais.
Palavras-chave: Espécies tóxicas, crianças, instituições urbanas, intoxicações.
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