AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE MACAPÁ, AMAPÁ

Graciele de Abreu da Trindade, Júlio César Sá-Oliveira, Erineide Silva Silva

Resumo


O estudo objetivou analisar a qualidade da água em três escolas públicas na cidade de Macapá-AP. As amostras foram coletadas em três pontos distintos (Caixa d'água, Torneira da Cozinha e Bebedouro) no período de janeiro de 2013. Os parâmetros analisado foram: turbidez, cor, pH, cloro, nitrato, coliformes totais e fecais. Os resultados obtidos revelaram que nem todas as amostras apresentavam-se de acordo com a legislação vigente da portaria 2914/11 do MS. A presença de coliformes totais e fecais foi detectada nos três pontos de coleta da escola Irineu da Gama Paes, assim como o pH, com os valores abaixo do recomendado pela portaria. O parâmetro turbidez nas amostras de água no ponto '1' e '3' da escola Barão do Rio Branco e os pontos '1', '2', e '3' da escola Azevedo Costa obtiveram valores acima do recomendado pelo Ministério da Saúde. A concentração do cloro foi baixa, na maioria dos pontos, apenas os pontos '2' e '3' da escola Azevedo atenderam os valores estabelecidos pela portaria. A concentração de ferro, no ponto '1' da escola Barão do Rio Branco e em todos os pontos da escola Azevedo Costa estava fora do padrão determinado pelo Ministério da Saúde. As concentrações da cor e nitrato atenderam o padrão em todos os pontos das escolas. Concluímos que a água das escolas não atendem os requesitos de potabilidade preconizados pelo Ministério da Saúde através da Portaria nº2914/11 e portanto requerem ações urgentes de adequação da água ofertada às essas comunidades escolares para se evitar danos à saúde de seus usuários.

Palavra-chave: água potável, parâmetros de qualidade da água, escola.


Texto completo:

DOWNLOAD DO ARQUIVO (PDF)


DOI: https://doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v5n1p116-122

Direitos autorais 2015 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.