PERCEPÇÃO DOS ALUNOS A RESPEITO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SALVATERRA
Resumo
O conhecimento tradicional sobre as plantas medicinais foi repassado de geração a geração e estabeleceu a base da ciência terapêutica tradicional. O presente trabalho objetivou analisar a percepção sobre o uso de plantas medicinais entre os alunos do 1º ano do ensino médio em duas escolas públicas do município de Salvaterra, Pará. Realizou-se uma pesquisa ativa, a qual foram aplicados 191 questionários aos alunos. Os resultados indicam que 85,86% dos entrevistados conhecem os benefícios da fitoterapia. Contudo, ficou evidente que a sabedoria da medicina popular está se perdendo entre os estudantes que residem no espaço urbano, visto que 60% dos jovens relatam que priorizam o uso de medicamentos industrializados ao invés de fitoterápicos caseiros. No espaço rural, observou-se que 86,29% dos educandos apresentam conhecimento mais abrangente sobre a medicina natural, revelando que os saberes se mantêm através da oralidade e da prática. Portanto, notou-se que a fitoterapia está presente no cotidiano da maioria dos alunos em suas comunidades, cuja população ainda usufrui dos recursos naturais para fins terapêuticos.
Palavras-chave: Conhecimento tradicional, educação, medicina popular.Palavras-chave
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