CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DO PEIXE-VOADOR, Hirundichthys affinis EM CAIÇARA DO NORTE, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL: DURANTE 1993 A 2010.

Mônica Rocha Oliveira, Marcelo Moreira de Carvalho, Ana Lígia de Souza, Wagner Franco Molina, Maria Emília Yamamoto, Sathyabama Chellappa

Resumo


O peixe-voador, Hirundichthys affinis, apresenta enorme importância socioeconômica, constituindo fonte de alimento e renda para comunidades pesqueiras em Caiçara do Norte, no Estado do Rio Grande do Norte. A produção de H. affinis é responsável por 41,9% da produção pesqueira local, representado o principal recurso pesqueiro desse município. Dados analisados da produção do peixe-voador nos anos de 1993 a 2010 indicaram que sua produção apresentou variações, impactando a produção pesqueira total de Caiçara do Norte. A produção de H. affinis em Caiçara do Norte ao longo de 17 anos em geral foi crescente. O número de embarcações pesqueiras não esta relacionado com as variações da produção do peixe-voador, H. affinis. As variações da produção de H. affinis estão possivelmente relacionadas com os fatores ambientais. Observou-se que não teve relação entre a produção de presa H. affinis e do predador peixe dourado, Coryphaena hippurus durante o período verificado. Essas informações subsidiam o manejo sustentável da espécie uma vez que este recurso pesqueiro isoladamente contribui com 38% da produção pesqueira do Rio Grande do Norte .

Palavras-chave: pesca artesanal, recursos pesqueiros, peixe-voador, águas costerias.


Texto completo:

DOWNLOAD DO ARQUIVO (PDF)


DOI: https://doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v3n2p23-32

Direitos autorais 2013 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.