BIOLOGIA REPRODUTIVA DO PEIXE MUÇUM, Synbranchus marmoratus BLOCH, 1975 NO AÇUDE MARECHAL DUTRA, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.

Nirlei Hirachy Costa Barros, Wallace Silva Nascimento, Andréa Soares Araújo, Arrilton Araujo Souza, Sathyabama Chellappa

Resumo


A biologia reprodutiva do peixe hermafrodita mussum, Synbranchus marmoratus (Bloch, 1795) (Osteichthyes: Synbranchidae) foi investigada no açude Marechal Dutra, Acari, Rio Grande do Norte, utilizando os exemplares capturados mensalmente no período de julho de 2010 á janeiro de 2011. Os peixes capturados foram numerados, pesados, medidos, dissecados as e gônadas foram retiradas, pesadas e identificadas quanto ao sexo. A relação peso-comprimento foi determinada para sexos agrupados. O índice gonadossomático (IGS) e o fator de condição (K) foram verificados. As fases do desenvolvimento das gônadas foram investigadas usando técnicas macroscópicas. As características macroscópicas do desenvolvimento gonadal mostraram quatro tipos sexuais diferentes na população dos peixes capturados, sendo: machos primários, fêmeas, intersexos e machos secundários. As fêmeas foram mais frequentes durante todo o período de estudo (74%). A espécie mostrou um crescimento do tipo alométrico negativo, com maior incremento em comprimento do que em peso. O fator de condição mostrou seu menor valor no mês de agosto e dois picos sendo, um em dezembro de 2010 e outro em janeiro de 2011. O IGS indicou um período reprodutivo que vai de julho a agosto de 2010, mostrando correlação negativa ao fator de condição. S. marmoratus mostra uma estratégia reprodutiva sazonal que aperfeiçoa seu sucesso reprodutivo dentro das condições climáticas do semiárido.

Palavras-chave: Symbranchus marmoratus, índice gonadossomático, fator de condição, aspectos gônadais, açúde semiárido.


Texto completo:

DOWNLOAD DO ARQUIVO (PDF)


DOI: https://doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v3n1p39-47

Direitos autorais 2013 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.