AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE DESCONTAMINAÇÃO PARA OBTENÇÃO DE CULTURAS PURAS DE LEPTOSPIRAS A PARTIR DE AMOSTRAS MISTAS COM Spirillum spp.

Israel Barbosa Guedes, Juliana Fernandes de Paula Castro, Gisele Oliveira de Souza, Paulo Vitor Takano, Matheus Burilli Cavalini, Juliana Aizawa, Marcos Bryan Heinemann

Resumo


É um desafio obter culturas puras de Leptospira a partir de amostras ambientais, principalmente devido à presença de microbiota acompanhante que pode contaminar culturas, destacando bactérias do gênero Spirillum que possuem características semelhantes às leptospiras. Assim, não pode ser eliminado pelas técnicas mais comuns de descontaminação durante o processo de isolamento das leptospiras. O objetivo deste estudo foi avaliar cinco métodos de descontaminação para obter culturas puras de Leptospira a partir de amostras mistas com Spirillum spp. Foram coletadas dez amostras de esgoto doméstico não tratado descartado nas ruas da cidade de Macapá - Amazônia Brasileira, e submetidas à cultura bacteriológica para isolamento de Leptospira. A presença de leptospiras foi confirmada por visualização em microscopia de campo escuro e por 16S PCR. Nas amostras em que Spirillum foi observado, foram testados cinco métodos de descontaminação: 1 - Filtragem por membrana (0,20 μm e 0,22 μm); 2- Cultura em meio seletivo para Leptospira spp.; 3- Centrifugação; 4- Diluição em série e 5- Plaqueamento em meio sólido EMJH. Das 10 amostras, cinco foram positivas para leptospiras e em três houve a detecção simultânea de leptospiras e Spirillum. Plaqueamento em meio sólido EMJH (5) foi o método mais eficiente, descontaminando as três culturas mistas. Apenas uma cultura foi descontaminada pela técnica de cultura em meio seletivo para Leptospira spp. (2), e os outros métodos foram ineficazes. Em conclusão, o método de plaqueamento em meio sólido EMJH pode ser usado para obter culturas puras de Leptospira spp. de amostras ambientais contendo Spirillum spp.

Palavras-chave: Leptospira, descontaminação, culturas mistas, Spirillum.

Palavras-chave


Leptospira; decontamination; mixed cultures; Spirillum

Texto completo:

DOWNLOAD (PDF) (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v11n2p15-18

Direitos autorais 2021 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.