OCORRÊNCIA DE ECTOPARASITO Cymothoa spinipalpa (ISOPODA, CYMOTHOIDAE) EM Oligoplites palometa (OSTEICHTHYES: CARANGIDAE) NAS ÁGUAS COSTEIRAS DE NATAL, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.

Gustavo Soares Araújo, Andréa Soares de Araújo, Eudriano Florêncio dos santos Costa, José Ticiano Arruda Ximenes de Lima, Sathyabama Chellappa

Resumo


No Nordeste do Brasil, os estudos relacionados com os parasitos de peixes marinhos podem ser considerados incipientes diante da grande diversidade ictiológica existente. O presente trabalho registrou a ocorrência de um isópodo parasito na espécie Oligoplites palometa (Cuvier, 1832) (Osteichthyes: Carangidae) habitante das águas costeiras do Rio Grande do Norte, Brasil. Durante o período de maio de 2006 a julho de 2007 foram capturados 78 exemplares de O. palometa. Foi encontrada uma espécie de parasito Cymothoa spinipalpa (Isopoda: Cymothidae) na cavidade bucal dos hospedeiros. Os índices parasitários de C. spinipalpa em O. palometa mostraram uma  prevalência de 64,1 %, com intensidade média de 2,02 parasitos por hospedeiro e abundância de 1,29 parasito por peixe amostrado. Não houve correlação entre o número de parasitos e o tamanho dos hospedeiros. A correlação entre o comprimento dos hospedeiros e o comprimento das fêmeas dos parasitos foi significativa. As fêmeas do O. palometa foram mais parasitadas que os machos. O. palometa apresentou uma razoável prevalência parasitária por C. spinipalpa, fixo sobre a língua na cavidade oral do hospedeiro.

Palavras-chave: Ectoparasito isópodo, índices parasitários, Cymothoa spinipalpa, Oligoplites palometa.


Texto completo:

DOWNLOAD DO ARQUIVO (PDF)


DOI: https://doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v2n2p62-69

Direitos autorais 2012 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.