TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA CAPACITAÇÃO EM ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA, AMAPÁ, BRASIL
Resumo
A tecnologia educacional se faz necessária no planejamento da educação. O apelo que a revolução tecnológica traz ao cotidiano exige que o planejamento seja construído de forma a englobar, além do conteúdo teórico, ferramentas tecnológicas para auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem mais significativa. Como principal característica dessa flexibilidade no espaço-tempo, em um modelo educacional que utiliza a tecnologia para auxiliar as atividades de sala de aula. Essas ferramentas possibilitam ao aluno criar outros ambientes para estabelecer e aprimorar o desenvolvimento individual. Assim, o aprendizado acontece sem necessariamente está atrelado ao espaço físico pré-estabelecido no ambiente escolar ou em sala de aula. Assim o objetivo do presente trabalho é: verificar como tecnologias educacionais podem auxiliar na capacitação em ilustração botânica. O método utilizado para organização do curso baseou-se em finalidades de um curso de extensão universitária para o desenvolvimento de cursos de extensão, conforme as seguintes etapas: (1) palestra, (2) seleção dos acadêmicos, (3) feedback das ilustrações, (4) introdução aos conteúdos ministrados, (5) estabelecimento de um programa de atividades complementares, (6) estudo morfológico ilustrado da lista de espécies de plantas e (7) conclusão do curso. O curso possibilitou o repasse de técnicas de ilustração científica para acadêmicos, os alunos apresentaram uma evolução satisfatória, e essa relação foi percebida com a qualidade das ilustrações realizadas pelos participantes do curso, e o uso de ferramentas educativas foi um dos veículos que ajudaram a desenvolver a habilidade dos mesmos.
Palavras-chave: Educação, desenho científico, flora ilustrada.
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