PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS MAMÍFEROS CARNÍVOROS DO ESTADO DO AMAPÁ

Jaynne Cristiny Monteiro Guimarães, Carlos Eduardo Costa-Campos

Resumo


No Amapá estudos acerca das interações entre homem e fauna silvestre dentro das escolas tem revelado que os alunos possuem pouco conhecimento sobre grupos de animais como anfíbios, aves ou répteis. Nesse contexto o trabalho teve como objetivo analisar a percepção de alunos de uma turma do primeiro ano do ensino médio, sobre aspectos zoológicos e de conservação das espécies de mamíferos carnívoros existentes no estado do Amapá, na Escola Estadual Professor José Barroso Tostes, município de Santana. Como procedimento metodológico utilizou-se a aplicação de questionários avaliativos e palestras. Os alunos demonstraram um défice de conhecimentos zoológicos básicos e conhecimento da fauna local e nacional, porém, manifestaram grandes aspectos positivos quanto à relação de preservação e conservação desse grupo de animais. A partir da intervenção educativa, os alunos adquiriram um conhecimento mais amplo sobre esses animais, se aproximaram da sua fauna local, adquiriram um favoritismo e desenvolveram uma sensibilidade e simpatia ainda maior. Sugere-se trabalhar mais temas e atividades com abordagem etnozoológicas nas escolas, pois possibilita ao aluno adquirir conhecimento científico sobre sua fauna local, desenvolver uma sensibilidade a conservação e preservação e promover transformações e ações que iram refletir futuramente na vida desse educando.

Palavras-chave


Classificação, carnívoros, conservação, educação, escola

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DOI: https://doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v12n1p1-7

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